Economia

Em nove meses, Nova 381 investiu R$ 320 milhões dos R$ 9,5 bilhões previstos

Concessionária irá iniciar estudos para ampliar capacidade de 70 quilômetros do trecho da BR-381 sob sua administração
Em nove meses, Nova 381 investiu R$ 320 milhões dos R$ 9,5 bilhões previstos
Foto: Divulgação Nova 381

A concessionária Nova 381 investiu mais de R$ 320 milhões nos primeiros nove meses de contrato de concessão do trecho de 303,4 quilômetros (km) da rodovia BR-381, que liga Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a Belo Horizonte. O acordo, firmado em fevereiro deste ano, prevê um aporte total de R$ 9,5 bilhões no período de 30 anos.

A empresa recebeu a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para avaliar soluções técnicas para melhorar o tráfego no trecho de Governador Valadares a Belo Oriente, também no Vale do Rio Doce. O objetivo é reduzir os riscos de acidentes e eliminar gargalos logísticos para escoamento da produção de indústrias na região do Vale do Aço.

Dessa forma, a concessionária poderá dar início ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para ampliar a capacidade de tráfego e melhorar a segurança viária do trecho de 70 quilômetros entre os dois municípios do interior de Minas Gerais. O contrato de concessão prevê a instalação de faixas adicionais no trecho.

O diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, avalia que a decisão da ANTT é resultado da sensibilidade da entidade em buscar soluções técnicas imediatas para beneficiar os usuários da rodovia no Estado. “Estamos mobilizados para entregar o estudo no prazo mais breve possível”, afirma.

A autorização para a realização do levantamento para duplicação do trecho foi expedida na última quinta-feira (4) pela diretoria da agência reguladora. O principal ponto que será analisado no EVTEA é a quantidade de veículos que passam pelo local em determinados horários para ver se é justificável a construção de uma nova pista.

Pedágio na BR-381 entre Caeté e João Monlevade
Foto: Divulgação / Nova 381

Vale lembrar que, em agosto, o Ministério dos Transportes, órgão ao qual a ANTT é vinculada, se posicionou de forma contrária à duplicação do trecho. Ele alegava que a densidade do tráfego, quantidade de veículos e a topografia da região indicam que a implantação de faixas adicionais já solucionaria potencial problema.

O trecho administrado pela empresa exerce papel estratégico para a economia do Brasil, já que a rodovia é um dos principais corredores logísticos das indústrias do Vale do Aço, localizado em um dos maiores polos siderúrgicos do País.

As intervenções no trecho entre Governador Valadares e Belo Oriente também terão reflexo positivo na rodovia BR-116 que, assim como a BR-381, é um corredor estratégico para o transporte de cargas pesadas e produtos siderúrgicos em direção aos portos brasileiros e aos grandes centros consumidores das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.

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