Nova gestão do Sebrae Minas quer se aproximar de pequenos negócios

A nova diretoria do Sebrae Minas, eleita no final de 2022 tomou posse ontem (27) durante cerimônia na sede da entidade. A gestão, com mandato de quatro anos (2023 a 2026) será liderada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Souza e Silva, e terá como principais desafios: a ampliação do atendimento aos empreendedores e a contribuição para uma melhoria na competitividade dos pequenos negócios.
Uma das metas estipuladas pela diretoria é a ampliação da cobertura e também da qualidade do atendimento prestado pelo Sebrae Minas. A instituição espera alcançar 25% do universo das micro e pequenas empresas (MPE) do Estado e 300 municípios com soluções de apoio ao desenvolvimento econômico local, além de aumentar em até 15% a produtividade dos pequenos negócios que são atendidos pela organização, ainda este ano.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas disse ao DIÁRIO DO COMÉRCIO que as expectativas para a nova gestão são bastante positivas e ressaltou que um dos objetivos dessa diretoria será aproximar cada vez mais a entidade dos pequenos negócios do Estado e também do poder público, como as prefeituras dos municípios mineiros.
Para Souza e Silva, um dos maiores desafios também será oferecer apoio, principalmente, às MPEs de Minas, além de trabalhar ao lado do poder executivo municipal e também estadual, por meio de programas que têm como objetivo estimular o desenvolvimento econômico nas cidades do Estado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sua ideia para melhorar o ambiente de negócios nas pequenas empresas mineiras passa por um trabalho de apontar o que cada município tem de melhor e como eles podem contribuir para aprimorar o ambiente de negócios e assim, ao lado do Sebrae Minas, auxiliar as empresas na busca por uma melhoria da gestão.
O presidente do conselho admite que ainda não há projetos sendo preparados ou em implantação. A justificativa é que se faz necessário conhecer o planejamento estratégico da entidade antes de iniciar qualquer programa. Porém, ele reforça que a organização já possui projetos que visam contribuir para o empreendedorismo e para a desburocratização no Estado, e fala de sua experiência como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e como ela pode ajudar na nova empreitada.
Expectativa de negócios e empregos em 2023
Souza e Silva também declara que o cenário para as pequenas empresas em 2023 será de geração de negócios e de empregos, mas lembra que muitos desses novos negócios pode ser gerados por necessidade. O presidente do conselho ainda reforça que o Sebrae Minas tem papel fundamental no apoio a esses negócios, de forma que deixem de lado o caráter de necessidade e se tornarem cada vez mais competitivos.
Vale lembrar que, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2020), do Ministério do Trabalho e Emprego, Minas Gerais possui mais de 815 mil MPEs. Somados os microempreendedores individuais (MEI) e os pequenos produtores rurais, o Estado reúne mais de 3 milhões de pequenos negócios em todo seu território.
Sebrae Minas
Com sede em Belo Horizonte, o Sebrae Minas está presente em 55 microrregiões do Estado, com uma rede de mais de 500 pontos de atendimento; ao todo são 58 agências próprias, 376 Salas Mineiras do Empreendedor, além de 75 pontos de entidades parceiras, abrangendo os 853 municípios mineiros.
A entidade oferece produtos e serviços para empreendedores em diversos níveis de desenvolvimento, ajudando a iniciar, diversificar ou ampliar a atuação dos pequenos negócios no Estado. A entidade também atua no fortalecimento da cultura empreendedora em Minas Gerais, por meio da capacitação de professores e da educação de jovens.
Além disso, a instituição trabalha no apoio às cidades mineiras com soluções para o planejamento de políticas e estratégias de desenvolvimento local e regional, com o objetivo de proporcionar um ambiente econômico favorável à atividade empreendedora e ao crescimento dos pequenos negócios, indo além do apoio direto ao empreendedor e à sua empresa.
Diretoria Sebrae Minas 2023-2026
A gestão que acaba de tomar posse é composta pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Souza e Silva; pelo vice-presidente, Valmir Rodrigues da Silva, atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas); além do superintendente, Afonso Maria Rocha; do diretor Técnico, Douglas Augusto Oliveira Cabido e do diretor de Operações, Marden Magalhães.
Ouça a rádio de Minas