Nova Lima terá unidade da multinacional italiana Diemme Filtration

A Diemme Filtration vai inaugurar, no dia 21 de setembro, uma unidade em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Inicialmente, a multinacional italiana, focada em tecnologias de separação sólido/líquido com a produção de filtros prensa e espessadores, fará no município o estoque de peças e terá ainda um laboratório de testes de equipamentos. A empresa ocupará um galpão de 4 mil metros quadrados, com 2,8 mil m² de área construída.
Conforme o gerente de vendas nacional da Diemme, Thiago Machado, a instalação visa dar suporte às empresas que já possuem as máquinas da companhia. Ele explica que a demanda pelos equipamentos aumentou significativamente com a proibição das barragens do tipo a montante, o que obriga as mineradoras a realizarem a filtragem dos resíduos para o empilhamento a seco. E Nova Lima se tornou uma cidade estratégica, justamente por ser um dos berços da mineração.
“Estamos com uma excelente perspectiva de negócios para Nova Lima. Como engenheiro, digo que somos carentes de tecnologia e a oportunidade de trazer uma que soluciona um problema local, que são as barragens, cria expectativas positivas não só do ponto de vista de geração de emprego, mas também de aplicação de tecnologias que podem se desenvolver ainda mais”, disse.
Segundo Machado, a vinda para a Grande BH pretende dar sustentabilidade para o negócio. Ele também ressalta que a companhia italiana está preocupada com o mercado brasileiro e não quer apenas ser uma fornecedora de equipamentos. Ainda conforme o executivo, a princípio, a operação contará com cerca de cinco pessoas, mas à medida que a filial ganhar “musculatura”, mais pessoal deverá ser contratado e até mesmo uma pequena fabricação poderá ocorrer no local.
O sócio-diretor da Transpor Equipamentos, representante da Diemme no Brasil, Paulo Parente Dell’aringa, revela que dentro de três a cinco anos pode ser que já exista alguma produção em Nova Lima. O período exato, no entanto, dependerá de estratégias atreladas à reação do mercado.
Geração de ISS para Nova Lima e ambiente de negócios favorável na cidade
A unidade da Diemme representa para o município mais tributos a serem arrecadados. Ao prestar assistência técnica especializada, a multinacional vai gerar Imposto sobre Serviços (ISS), cujo destino serão os cofres municipais. Machado destaca que o faturamento de um serviço prestado para a ArcelorMittal, em Itatiaiuçu (região Central), por exemplo, será feito pela filial da cidade.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Abner Henrique, ressalta que a chegada da empresa italiana foi um movimento próprio, natural e espontâneo, sem grandes participações diretas da prefeitura. Ele salienta que a atuação do poder público foi manter um ambiente de negócios favorável na cidade, decorrente de uma série de iniciativas que vêm sendo efetuadas.
“Temos várias ações que auxiliam as empresas no momento em que estão inseridas no município. Uma delas é a Sala do Empreendedor, que é uma estrutura que presta apoio para o que for preciso, seja na parte de licenciamento, alvará de funcionamento, emissão de nota fiscal, entre outros. Também temos o Conexão Profissional, que é um banco de talentos, no qual ajudamos a selecionar mão de obra e captar talentos para tornar o processo de contratação mais célere”, afirma.
Ainda segundo Henrique, o município revisou o seu sistema tributário e está investindo na formação qualificada de pessoas por meio do Carreiras Tec+. Implementou também medidas que facilitam a mobilidade urbana, como a unificação da tarifa de ônibus em R$ 2,00 e a isenção aos domingos e feriados, beneficiando, além dos passageiros, as empresas – que precisam arcar com transporte para os funcionários. Ele cita ainda investimentos em rodovias e em qualidade de vida.
Ouça a rádio de Minas