Sinal 5G já pode ser ativado em mais nove cidades de Minas Gerais

Nove cidades de Minas Gerais poderão instalar a infraestrutura para o 5G a partir da próxima segunda-feira (4). A medida parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que se reuniu na última quarta-feira (29). Segundo a pasta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), outros 614 municípios distribuídos pelo Brasil também serão contemplados pela decisão.
Em Minas Gerais, as cidades listadas que receberão a tecnologia, são: Fronteira, no Triângulo Mineiro; Inimutaba, na região Central; Lima Duarte, na Zona da Mata; Nova Ponte, no Alto Paranaíba; Itajubá e São Lourenço, no Sul de Minas, além de Campo Belo, Curvelo e Lagoa da Prata, ambas na região Centro-Oeste do Estado. E com a possível instalação das torres em todas as cidades, quase 390 mil mineiros podem ser beneficiados.
Neste contexto, para ativar o sinal 5G, as cidades precisam solicitar a implantação do serviço. As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.
O edital do Leilão do 5G, concluído em novembro de 2021, também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits. Esses equipamentos seriam distribuídos aos beneficiados inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Cidades precisam se adequar para receber novo sinal
Apesar do número de cidades atendidas, desta vez, para a operacionalização das atividades do 5G, 3.079 municípios já estão aptos para receber a infraestrutura e ativação do sinal de cobertura. Essas localidades, de acordo com o Gaispi, concluíram a etapa de limpeza da faixa de 3,5 GHz, regra que faz parte das deliberações conduzidas pela Anatel para a ampliação da rede 5G no Brasil.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatiza que a Pasta está empenhada em disponibilizar o serviço, o quanto antes, com qualidade para as novas cidades listadas. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom (Ministério das Comunicações) tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, diz.
Quanto à ativação do sinal, a faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades. Contudo, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. Desta forma, a instalação antecipada da infraestrutura depende do planejamento e interesse de cada concessionária de telecomunicações.
27 municípios de Minas Gerais receberam aval da Anatel
Em outubro deste ano, o sinal 5G foi ativado em 27 municípios mineiros pela Anatel. A entidade vinculada ao MCom, na época, viabilizou essa modalidade de redes móveis em 425 cidades de Minas Gerais.
As cidades contempladas na época foram: Bambuí, Barroso, Carandaí, Carmópolis de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Coração de Jesus, Cordisburgo, Coromandel, Coronel Xavier Chaves, Divisópolis, Dom Silvério, Francisco Sá, Frutal, Guaxupé, Itambacuri, Passabém, Piracema, Piranga, Pitangui, Sacramento, São Domingos do Prata, São João da Ponte, São João del Rei, São João Nepomuceno, São Sebastião do Paraíso e Sem-Peixe.
Ouça a rádio de Minas