Economia

Novo bairro de BH que ocupará Aeroporto Carlos Prates será mais sustentável; entenda

A proposta apresentada pela PBH levou em consideração sugestões feitas pela comunidade local
Novo bairro de BH que ocupará Aeroporto Carlos Prates será mais sustentável; entenda
Foto: Aeroin/Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentou, nesta segunda-feira (2), a proposta de uso da área do Aeroporto Carlos Prates aprovada pelo governo federal. O projeto, apresentado em agosto deste ano, foi aprovado na íntegra pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e prevê a construção de um novo bairro na região Noroeste de Belo Horizonte, ainda sem nome definido, e que contará com equipamentos públicos e privados.

A proposta apresentada pela PBH levou em consideração sugestões feitas pela comunidade local durante um seminário realizado em maio.

Apresentação da proposta de ocupação do Aeroporto Carlos Prates
Apresentação da proposta de ocupação do Aeroporto Carlos Prates | Diário do Comércio/ Juliana Sodré

Na proposta estão previstas as construções de:

  • um Centro de Saúde,
  • duas escolas,
  • uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
  • e 4,5 mil unidades habitacionais, última etapa aprovada.

Além disso, dentre os equipamentos aprovados pelo governo federal no projeto, também estão previstos um restaurante popular com horta, um Centro de Educação Integral e um Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.

Na área esportiva, estão aprovados o Centro Esportivo da região e o Skate Park, e na área cultural, um Museu da Aviação e um centro cultural. O espaço também abrigará uma unidade de recolhimento de pequenos volumes com galpão de triagem de materiais recicláveis.

Novo bairro deve ser case de sustentabilidade

A PBH prevê, conforme a proposta, que 70% das unidades residenciais no local sejam de interesse social, ou seja, destinadas à população de baixa renda, e que o restante das moradias (30%) seja de livre comercialização. 

O próximo passo é a estruturação da modelagem econômica para a viabilização de todo o  projeto. De acordo com o subsecretário de Planejamento Urbano da Prefeitura, Pedro Maciel, a ideia é que o bairro tenha tudo de mais moderno na área de sustentabilidade ambiental.

“A gente quer fazer desse bairro um grande case de sustentabilidade e alinhamento com a nova agenda urbana em nível nacional, com diversidade de uso e a dinâmica de um bairro vivo e moderno, muito alinhado com as diretrizes urbanas e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Estamos falando de um bairro diferenciado, talvez o mais moderno de Belo Horizonte”, afirmou.

Ele ainda explica que o bairro está sendo projetado para ter permeabilidade suficiente para lidar com a questão da drenagem, iniciativas de uso de energia fotovoltaica nos equipamentos públicos e residenciais, entre outras ações que serão abordadas na segunda etapa do processo. 

Investimentos ainda serão definidos

Ainda conforme as informações do subsecretário, não há como prever o volume de investimento destinado aos 580 mil metros quadrados do espaço porque o bairro se financiará.

“A gente conseguiu rodar alguns estudos econômicos preliminares e sabemos que esse novo bairro se financia dentro do limite da área do aeroporto. É um empreendimento do setor público e do setor privado que vai se pagar. As unidades habitacionais, inclusive, também financiarão os equipamentos necessários”, salienta.

Entretanto, como isso será feito, segundo Pedro Maciel, dependerá do modelo que será definido nos próximos seis meses, dentro dos estudos de modelagem econômica. 

Reforma do parque deve ser entregue já neste ano

Em paralelo a essas etapas, a prefeitura já deu andamento à reforma do parque existente no local, prevista para ficar pronta ainda este ano. Em junho deste ano, a Secretaria do Patrimônio da União formalizou a cessão de três áreas (totalizando pouco mais de 22,2 mil metros quadrados) para a construção dos equipamentos públicos. 

Já as obras da Escola Municipal de Educação Infantil e do Centro de Saúde, que também já começaram, devem ficar prontas em 10 meses. Enquanto isso, o projeto da UPA está em processo de licitação, e a Escola Municipal de Educação Fundamental ainda será licitada.

Obras de mobilidade

As intervenções incluem ainda obras de mobilidade, tanto dentro quanto fora do terreno. O projeto prevê uma interligação da avenida Pedro II com o bairro Padre Eustáquio.

Há também previsão de melhorias na interseção do Anel Rodoviário com a avenida Pedro II, e na região de acesso à praça São Vicente. 

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