Economia

Novo Oeste e Sebrae promovem debate sobre economia local

Evento abordou o tema "Ambiência Legal para o Desenvolvimento Econômico"
Novo Oeste e Sebrae promovem debate sobre economia local
Evento reuniu representantes de 13 municípios e discutiu estratégias para reduzir burocracia e fomentar a economia local | Foto: Divulgação Agência Novo Oeste

A Agência Novo Oeste e o Sebrae Minas promoveram, na quarta-feira (11/6), o Encontro Regional de Lideranças, que abordou o tema Ambiência Legal para o Desenvolvimento Econômico. Sediada no auditório do Sicoob União Centro-Oeste, em Lagoa da Prata, a programação contou com o apoio da Prefeitura e da Câmara do município. Além do prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne, outras lideranças políticas estavam presentes, como o prefeito de Araújos, Geraldo Massa, e o de Moema, José Geraldo (Criolo).

As palestras, ministradas ao longo da programação, visaram ao estímulo ao empreendedorismo, ao fortalecimento da economia local e às formas de reduzir a burocracia em diversas instâncias, como para MEIs. Além disso, foi debatida a importância da implementação de secretarias voltadas ao desenvolvimento de cada município. Pensando nessas abordagens, os palestrantes trouxeram para o debate os caminhos pelos quais essas legislações podem ser atualizadas e descomplicadas, a fim de simplificar os processos e, consequentemente, incentivar o desenvolvimento regional em termos de economia e empreendedorismo, com um olhar cuidadoso para os pequenos empreendedores.

Dentre as falas, Ariane Vilhena, analista do Sebrae Minas, destacou o papel fundamental das prefeituras em investir nas empresas do próprio município, impulsionadas pelo Sebrae. A analista explicou que as prefeituras são auxiliadas para, dentro de suas legalidades, investir o dinheiro da máquina pública comprando de pequenos negócios regionais, em vez de compradores de outras regiões e estados. “Assim, junto dos atores necessários, transformamos os investimentos das prefeituras em desenvolvimento local”, disse.

O tema discutido serviu como inspiração para os diversos líderes políticos – prefeitos, vices, vereadores e secretários – presentes no Encontro. Di Gianne, prefeito de Lagoa da Prata, exaltou o papel do Encontro de Líderes promovido pelo Sebrae e pela Agência Novo Oeste ao colocar o empreendedorismo na linha de frente das cidades. “Nós notamos grandes vantagens nessa parceria, seja na capacitação, no encontro com empresários, na nova mentalidade de economia para a cidade, o que gerou mais emprego, renda, microempresas e atividades”, pontuou o prefeito.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ao todo, 13 cidades foram representadas: Arcos, Araújos, Bambuí, Cláudio, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Itapecerica, Lagoa da Prata, Moema, Perdigão e Santo Antônio do Monte. Os prefeitos reconheceram o potencial transformador trazido pelas ideias de empreendedorismo discutidas. José Geraldo, prefeito de Moema, considera o encontro uma referência para aplicar os métodos em seu próprio município. “O que a gente deseja é que a cidade se desenvolva com sustentabilidade e que as pessoas possam ter mais oportunidades de trabalho”, explicou. Já para o prefeito de Araújos, Geraldo Massa, há um enorme interesse em fazer parte dos benefícios que os consórcios, a exemplo da Agência Novo Oeste, possibilitam aos municípios. “Estamos com a papelada toda pronta para podermos aderir. Vai ser muito importante”, declarou.

Denis Magela, analista do Sebrae, destacou a organização conjunta com a Agência Novo Oeste na realização do evento. “É necessário mostrar para os municípios que compõem a Agência o poder de compra que eles, juntos, possuem, e que é possível aumentar esse percentual, mantendo a riqueza no território e estendendo-a para a população”, disse. Na mesma linha de pensamento, o presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel, detalhou que o encontro teve como objetivo incentivar a geração de riqueza nos municípios, a partir do investimento das prefeituras em compras de produtos e serviços de fornecedores locais. “Dessa forma, iremos deixar o dinheiro na cidade e fazer a ‘roda’ girar por meio dessas compras”, explicou. Ao fim das palestras, houve um café de encerramento, no qual os líderes presentes puderam interagir entre si e debater as ideias apresentadas no Encontro.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas