Economia

Novo projeto para a concessão da BR-381 é apresentado

Novo projeto para a concessão da BR-381 é apresentado
Melhorias nas BRs-381 e 262 são vitais para formar um corredor de exportação entre Minas Gerais e Espírito Santo | Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) apresentou nesta quarta-feira (3) o novo projeto para a concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. As minutas do novo edital da licitação da estrada mineira que ficou nacionalmente conhecida como “Rodovia da Morte”, pelo alto número de acidentes com vítimas fatais, estão disponíveis para consulta pública até o próximo dia 8 de agosto.

O projeto foi relançado pelo governo federal após o fracasso do leilão que incluía um trecho da BR-262 até o Espírito Santo. Assim, a extensão do trecho a ser concedido pelo Ministério da Infraestrutura caiu pela metade, passando de 686 quilômetros para 304 km. O orçamento previsto também caiu, chegando a R$ 5,5 bilhões. Já o prazo de concessão foi mantido em 30 anos.

Durante a audiência pública, técnicos da ANTT e do ministério apresentaram os detalhes do projeto e receberam sugestões de lideranças políticas mineiras, entidades ligadas ao setor rodoviário e alguns cidadãos engajados com a causa.

A publicação do novo edital e o agendamento do leilão devem ocorrer nos próximos meses, enquanto a assinatura do contrato vai ficar para 2023. A empresa ou consórcio vencedor ficará responsável pela recuperação, operação, manutenção e implantação de melhorias na rodovia, entre elas, obras de duplicação.

Também estão previstas cinco praças de pedágio, que deverão ser instaladas em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

Leia a matéria completa na próxima edição do Diário do Comércio

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas