Número de eventos no Expominas em BH cresce 161% após concessão

Um gigante com 72 mil metros quadrados de área construída e espaço moderno e multifuncional para até 45 mil pessoas. Com estrutura versátil, o Expominas BH projeta Minas Gerais no mapa de grandes eventos. Desde que foi concedido para a gestão privada há cinco anos, após licitação bem-sucedida feita pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o empreendimento registrou 161% de crescimento no número de eventos.
A gestão privada trouxe benefícios à sociedade, ao setor turístico e ao Estado, que deixou de gastar mais de R$ 4 milhões ao ano na manutenção do ativo, já recebeu em torno de R$ 3 milhões e, passado o efeito da pandemia, passará a contar com cerca de R$ 11 milhões de royalties anuais.
O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, ressalta os benefícios para a Companhia, o mercado e a população mineira, que passa a usufruir de bens e serviços mais bem geridos. Ele compara o Expominas BH com as outras unidades do empreendimento no interior (em Araxá e Juiz de Fora), ainda não concedidas à gestão privada: no núcleo da capital, o número de eventos é maior, e a Codemge não tem despesas ou prejuízos com a manutenção do espaço. “Não temos especialista, na Companhia, em captar eventos. Quando fazemos a parceria com o ente privado, entregamos um bom ativo para ele explorar e nos beneficiamos disso”, pondera.
Sobre o Expominas BH, o diretor de Gestão de Ativos e Mercado da Codemge, Sérgio Cabral, acentua que a gestão privada trouxe grande parte do percentual de 161% de aumento no volume de eventos realizados. “O negócio de gerir e trazer evento é estritamente privado. Existem empresas especializadas, como a que está hoje, e isso, com certeza, traz benefícios”, afirma. De acordo com Cabral, o poder público não precisa entender de gerar eventos e operar espaços como o Expominas, quando o setor privado consegue realizar aportes de forma melhor, menos burocrática e com menor custo.
Crescimento de 161%
A Codemge gerenciou diretamente o centro de eventos entre novembro de 2016 e março de 2018, quando repassou a gestão ao grupo Nutribom Empreendimentos Imobiliários, vencedor do processo licitatório. Em 2017, último ano em que a Companhia fez a gestão do ativo, as despesas com o local chegaram a R$ 4 milhões.
A diretora de Negócios e Marketing do Expominas BH, Marcia Ribeiro, destaca que o número de eventos realizados anualmente no local cresceu de modo significativo após a concessão. “O crescimento desde o início da gestão privada é exponencial. Mais que dobramos o número de eventos realizados por ano, mesmo com uma adversidade do tamanho da pandemia”, ressalta, ao avaliar os êxitos alcançados. Comparando-se 2022 com 2017 (último ano antes de a Nutribom assumir), houve crescimento de 161%, saltando de 36 para 94 eventos.
“Abrigamos hoje o maior Carnaval de BH, o We Love Carnaval, recebemos Roberto Carlos, A-HA, Gustavo Lima, Caetano Veloso, Jota Quest 25 anos, Pittynando, que teve o recorde de público da turnê no Expominas, dentre outros shows”, pontua. Ela também comenta o crescimento dos eventos de calendário, como a Semana Internacional do Café, a Feira do Empreendedor, a Exposibram, que realizou em 2022 a maior edição desde a sua criação, e a Professional Fair, que já ocupa todos os pavilhões do Expominas. “Realizamos muitos eventos, mas o mais importante não é a quantidade, mas a relevância e a diversidade”, pondera.
De acordo com ela, o Expominas está se consolidando como um espaço multifuncional, excelente para feiras, congressos, eventos corporativos, de formação e de entretenimento. “Uma plataforma múltipla, inteligente e versátil”, resume.
“Em nossa avaliação, o Expominas com a gestão privada é um avanço para todas as partes. O Governo ganha ao deixar com o privado os gastos com a manutenção, os novos investimentos e a gestão por competência. O Governo deixa de pagar e começa a receber pela outorga do equipamento. O setor ganha com uma gestão alinhada às melhores práticas de governança dos melhores centros de eventos do mundo. O público ganha com uma grade de eventos mais diversificada e com um equipamento com melhores serviços. Enfim, o Expominas começou a construção de um posicionamento de mercado que coloca Minas no mapa dos grandes eventos”, salienta.
Para 2023, segundo a diretora, a expectativa também é positiva, e a agenda já está com poucas datas disponíveis. Neste novo ano, por exemplo, o Expominas BH sediará, pela primeira vez, a convenção nacional da OAB, que receberá mais de 30 mil advogados de todo o Brasil.
O contrato de concessão do Expominas BH tem vigência de 10 anos, prorrogável pelo mesmo período.
Atração de grandes eventos
Ao comentar a importância do bom funcionamento de espaços como o Expominas BH para o turismo, o diretor de Marketing e Promoção Turística da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Leonardo Nunes, afirma que uma das principais demandas do setor é a qualificação da agenda dos centros de convenções, de forma a possibilitar, sobretudo, a atração de grandes eventos de entretenimento, feiras de negócios e encontros técnico-científicos, cuja capacidade de atrair turistas e visitantes é maior.
“No aspecto consumo, é importante destacar que a qualidade dos eventos, da organização e da prestação de serviços impacta diretamente na satisfação do visitante e do turista, e é nesse contexto que deve haver uma conjugação de esforços do setor, zelando pela imagem do destino diante do mercado”, considera. “Os eventos são um grande pilar para a economia do turismo em Belo Horizonte, e essa vocação só é sustentada pela qualificação constante de nosso setor de serviços”, completa. (Agência Minas)
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