Economia

Estradas que ligam Brumadinho à Fernão Dias serão recuperadas e duplicadas

O governo de Minas Gerais vai investir cerca de R$ 350 milhões na intervenção, que também beneficiará diretamente os municípios de Mário Campos e Sarzedo
Atualizado em 12 de agosto de 2024 • 21:30
Estradas que ligam Brumadinho à Fernão Dias serão recuperadas e duplicadas
Rodovia Fernão Dias (BR-381. Foto: Adobe Stock

Quem sai de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), rumo à BR-381 poderá ter, daqui a alguns anos, vias 100% duplicadas. É que o governo de Minas Gerais investirá cerca de R$ 350 milhões na recuperação e duplicação da MG-040 e na restauração da MG-155 e duplicação da estrada ou construção de uma nova que chegue até à Fernão Dias.

A intervenção, anunciada nesta segunda-feira (12) pelo governador Romeu Zema (Novo), também deve beneficiar diretamente os municípios de Mário Campos e Sarzedo. Os recursos são provenientes do Acordo Judicial de Reparação pelo rompimento da barragem da Vale, em 2019.

Na próxima quarta-feira (14), conforme programação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), será publicado o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto de engenharia. Os estudos vão definir se a MG-155 também será duplicada ou se será construído um novo traçado até a BR-381.

Em paralelo, o governo está licitando as obras de recuperação do pavimento da MG-155 e construção de uma terceira faixa na estrada. A licitação deve ser concluída ainda neste ano. O começo das obras está previsto para 2025, com duração estimada de 12 a 16 meses.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já para 2026, a expectativa do DER é licitar e iniciar as duplicações para que, de fato, quem saia de Brumadinho em direção à BR-381 trafegue por uma estrada totalmente duplicada. Embora o cronograma possa ter ajustes, a previsão é que essas intervenções durem em torno de 24 meses.

“Todas as obras do sistema viário têm uma grande importância e, com essa obra, vamos possibilitar maior qualidade e segurança no deslocamento, ampliar e favorecer o desenvolvimento econômico e facilitar o acesso ao Inhotim, que é uma referência, tanto no cenário nacional quanto internacional”, destacou o diretor de Construção do DER-MG, Anderson Tavares. 

Distrito industrial

Zema esteve em Brumadinho para vistoriar o terreno onde será implantado o Distrito Industrial (D.I) do município. Com R$ 190 milhões oriundos do acordo de reparação, o projeto tem potencial para mudar a realidade econômica local. O empreendimento será construído em uma área de cerca de 1,2 milhão de metros quadrados e terá em torno de 490 mil m² de área edificada. Serão disponibilizados 90 terrenos para empresas de médio e grande porte se instalarem.

“Estamos dando mais um passo nas ações de reparação da tragédia de Brumadinho. São centenas de projetos em todo o Estado e um dos principais é esse distrito industrial, que visa diversificar a economia da cidade, tornando-a cada vez menos dependente da atividade de mineração, que nós sabemos que tem dia e prazo para acabar”, destacou o líder do Executivo estadual.

Pavimentação de trecho que liga distritos de Brumadinho

Outro anúncio realizado após a inspeção do terreno do futuro distrito industrial foi o início das obras na estrada que liga os distritos de Aranha, Suzana e Palhano, executadas pela Prefeitura de Brumadinho. Serão R$ 45 milhões do acordo de reparação destinados para a intervenção, o que vai garantir 14 quilômetros de recapeamento, pavimentação e terceira faixa em alguns trechos.

Sobre o acordo judicial entre o Estado e a Vale, desde 2023, 60 projetos foram definidos após consulta popular e recursos foram repassados para as prefeituras, somando R$ 1,7 bilhão transferidos aos 26 municípios atingidos. Desse montante, o município que recebeu mais valores foi Brumadinho, tendo sido direcionados R$ 467 milhões para a execução de cinco iniciativas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas