Obras no viaduto do Belvedere começam em novembro

O alargamento do viaduto no bairro Belvedere sobre a BR-356 vai sair do papel. Com a obra, que deverá ter início na primeira quinzena de novembro, vai ser implantada uma terceira faixa de rolamento no viaduto no sentido Belvedere-Santa Lúcia com o objetivo de desafogar o trânsito na região.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que a licitação foi homologada e serão investidos R$ 16,1 milhões na melhoria através de Recurso Ordinário do Tesouro (ROT).
De acordo com o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, com a licitação homologada vai ser possível implantar uma melhoria viária relevante na interseção BR-356 com a Raja Gabaglia, no bairro Belvedere.
“Atualmente, esse entroncamento do BH Shopping com a BR-356 é composto por uma interseção, um trevo em dois níveis, que tem as alças e ramos que vivem constantemente congestionados. Pelo local passa um elevado volume de veículos e, com a intervenção, nós vamos atender não só o bairro Belvedere como também Nova Lima”, explicou.
Segundo informou Castilho, serão necessários cerca de 30 dias para a obra no viaduto começar, pois, dentro deste prazo a empresa que ganhou a licitação ainda assinará o contrato, irá definir o cronograma da obra e resolver outras burocracias pertinentes.
“Dentro deste período também faremos reuniões com o pessoal do BH Shopping e com a comunidade da região para explicar parte da engenharia e dar o start na obra. Também vamos assinar o contrato, recolher garantias para, aí sim, fazer a instalação do canteiro de obra e começar o alargamento. O prazo da obra é estimado em dois anos”, destacou.
Para melhorar a mobilidade na região também serão feitas novas faixas de trânsito. “Na praça Marcelo Góes Menicucci, na pista no sentido Nova Lima – Belo Horizonte, nós vamos alargar uma faixa na direita. E na hora que você chegar no trevo, nós vamos criar uma faixa também. São cinco faixas e nós vamos fazer um alargamento para uma sexta faixa. Quando você vai no sentido Raja Gabaglia, do lado esquerdo, também vai ser inserida mais uma faixa, para desafogar o trânsito no local”, detalhou.
“Acredito que essa primeira obra já vai melhorar muito o trânsito na região, ao ter três faixas. Depois você tem a parte da ferradura (obra de Nova Lima), que irá tirar aquele grande fluxo de trânsito que tem em frente ao BH Shopping e a nossa, que é a obra do Trevo vai permitir que as pessoas que estão descendo vão poder virar com a faixa liberada”, projetou Castilho.
No total, estão previstas quatro obras na região, sendo alargamento de pistas e construção de viadutos, sendo duas de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte e duas da Prefeitura de Nova Lima.
“Também faremos uma obra para viabilizar o acesso direto dos veículos que chegam da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Belo Horizonte-Nova Lima), sem passar pelo Trevo da BR-356 com a avenida Raja Gabaglia. Esse item está na fase de projeto executivo e a licitação deve ser publicada em novembro. Assim que a empresa estiver selecionada será publicada a Ordem de Serviço, com prazo de 18 meses para conclusão do projeto”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Nova Lima informou que o projeto do viaduto em formato de ferradura, que fará a ligação entre as rodovias MG-030 e MG-356, foi ajustado conforme as exigências e já conta com a aprovação do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
“No momento, o projeto aguarda a liberação por parte do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o que deve ocorrer nos próximos dias”.
Ainda de acordo com a prefeitura de Nova Lima, “para acelerar os trabalhos, as tratativas com os órgãos competentes já estão em andamento, visando à conclusão dos processos de aprovação e à transferência de titularidade do empreendimento. Após essas aprovações, incluindo a autorização do Ministério Público, as obras no viaduto poderão ser iniciadas, com previsão para o início ainda em 2024. A Prefeitura reafirma seu compromisso de priorizar a agilidade dos trâmites, visando à rápida execução do projeto”, confirmou a nota.
Ouça a rádio de Minas