Obras do contorno viário de Montes Claros ganham reforço

Nesta quarta-feira (16) o governo de Minas Gerais oficializou acordo com o Exército Brasileiro para dar continuidade às obras do contorno viário de Montes Claros, no Norte de Minas. Na parceria firmada, está prevista a doação de dois terrenos por parte do Exército, que somam mais de 54 mil metros quadrados, localizados em áreas estratégicas para a conclusão da obra.
Em contrapartida à doação, o governo estadual se compromete a construir 12 unidades habitacionais destinadas para moradia de militares da região. A parceria foi intermediada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o evento de formalização do acordo aconteceu na 4ª Região Militar, em Belo Horizonte.
O contorno viário, uma antiga demanda da população local, atenderá um dos maiores entroncamentos rodoviários do País, integrando as rodovias BR-135, BR-365 e BR-251.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, a infraestrutura é fundamental para trazer desenvolvimento econômico e social. “Tenho certeza que essa obra vai contribuir com essa conexão de importantes corredores, não só para Minas Gerais, mas também para o Brasil”, considerou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O general Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, destacou que, além da integração, a celebração do convênio também vai permitir o direito básico aos militares que servem na cidade de Montes Claros.
“Do nosso lado, a gente vai ter uma entrega de grande valor, que é justamente moradia para os nossos subtenentes e sargentos. Então, eu julgo como uma necessidade básica”, avaliou o militar.
Saiba mais sobre o Contorno viário de Montes Claros
A obra do contorno viário está sob a responsabilidade da concessionária Eco-135, que administra mais de 360 quilômetros da BR-135, MG-231 e LMG-754, de Paraopeba a Montes Claros.
Com um investimento total de R$ 250 milhões, o contorno terá 14 quilômetros de extensão e proporcionará maior fluidez no trânsito, além de aumentar a segurança viária.
Os trechos já finalizados do anel viário têm promovido melhorias significativas para os moradores da região, com destaque para a retirada de veículos de grande porte da área urbana, o que contribui para a redução de acidentes e melhoria do tráfego local.
Além do contorno de Montes Claros, a concessionária Eco-135 também é responsável por:
- manutenção,
- recuperação de pavimentos,
- construção de passarelas,
- além de obras de ampliação da capacidade (mais de 130 quilômetros de duplicação e 110 quilômetros de terceiras faixas).
Ouça a rádio de Minas