Obras do Rodoanel devem começar em junho de 2025, diz secretário na ACMinas

As obras do Rodoanel Metropolitano devem ser iniciadas em junho de 2025, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno Barros de Souza, durante evento na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) nesta quarta-feira (22). A previsão inicial era que a implantação começasse no segundo semestre deste ano. Por outro lado, governo trabalha para antecipar a conclusão do projeto em um ano.
O projeto, que terá investimento da ordem de R$ 5 bilhões, encontra-se na fase de elaboração do Projeto Executivo, análise da Licença Prévia pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e processo de desapropriação. A nova via passará por Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
Do total que será investido no Rodoanel, R$ 3,072 bilhões são recursos provenientes do acordo de reparação pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.
Souza esteve reunido com o Conselho Empresarial de Infraestrutura e Logística da ACMinas para apresentar o projeto do Rodoanel, além de investimentos em infraestrutura no Estado.
De acordo com o secretário, na última década foram investidos apenas R$ 300 milhões por ano em infraestrutura. “No ano passado começamos com a retomada dos investimentos e foram cerca de R$ 1,5 bilhão aportados em infraestrutura. Para este ano já são R$ 2 bilhões de dinheiro público e mais R$ 2 bilhões de capital privado, através de concessões”, comparou.
De acordo com Souza, atualmente, Minas Gerais tem seis concessões em funcionamento e a previsão é que sejam feitas mais cinco até o próximo ano. “Somente a Provias, completou dois anos e está com 64 obras concluídas. Com o Rodoanel, que será a principal obra da RMBH da história, esperamos que venha a impactar não apenas na mobilidade, mas ofereça mais segurança, desenvolvimento e oportunidades, além de menor tempo de deslocamento”, enumerou.
Além disso, com impacto direto na região, o Rodoanel visa criar um corredor logístico eficiente de forma a fornecer segurança e fluidez ao tráfego comercial, disse o secretário na ACMinas. “Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) da RMBH deverá crescer entre 7% e 13%, a produção entre 0,8% e 1,3%, o que irá gerar mais de R$ 500 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) para os municípios interceptados e mais de 10 mil empregos gerados durante a sua implantação”, salientou.
A implantação do Rodoanel Metropolitano prevê aproximadamente 70 quilômetros de rodovia em pista dupla classe 0, cerca de 49 obras de artes especiais como viadutos e túneis, 100% free flow – com sistema de pagamento automático de pedágio, serviço de atendimento ao usuário, controle total de acessos /alta mobilidade e 8 interseções e 2 acessos simples. “O Rodoanel Metropolitano vai tirar cerca de 5 mil caminhões por dia do Anel Rodoviário, levando consigo o fluxo pesado e com toda tecnologia de ponta”, afirmou.
Governo quer adiantar cronograma do Rodoanel em um ano
Para o secretário, será um projeto que trará muitos impactos positivos e tem uma força-tarefa atuando para que, inclusive, ela saia antes do papel e possa virar realidade. “Esperamos que, ao invés de 2029, quando é o prazo de conclusão, o Rodoanel Metropolitano seja concluído em 2028. Nossa meta é ver essa rodovia, que vai começar do zero, em pleno funcionamento”, projetou.
Para o presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura e Logística da ACMinas, Luiz Antônio Athayde, o Rodoanel certamente é um tema que voltará à pauta do Conselho. “Queremos acompanhar de perto o início dessa obra que trará benefícios para toda a população da RMBH e de Belo Horizonte. Por isso, queremos estar pari passu com o governo do Estado para melhor reverberar o projeto e fazer com que o contorno metropolitano ganhe os corações e as mentes das pessoas”, destacou.
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