Economia

Obras do Rodoanel devem começar em junho de 2025, diz secretário na ACMinas

Apesar do atraso, governo estadual pretende adiantar conclusão do projeto
Obras do Rodoanel devem começar em junho de 2025, diz secretário na ACMinas
Pedro Bruno Barros de Souza participou de reunião do Conselho Empresarial de Infraestrutura e Logística da ACMinas | Fábio Ortolan / ACMinas

As obras do Rodoanel Metropolitano devem ser iniciadas em junho de 2025, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno Barros de Souza, durante evento na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) nesta quarta-feira (22). A previsão inicial era que a implantação começasse no segundo semestre deste ano. Por outro lado, governo trabalha para antecipar a conclusão do projeto em um ano.

O projeto, que terá investimento da ordem de R$ 5 bilhões, encontra-se na fase de elaboração do Projeto Executivo, análise da Licença Prévia pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e processo de desapropriação. A nova via passará por Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.

Do total que será investido no Rodoanel, R$ 3,072 bilhões são recursos provenientes do acordo de reparação pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

Souza esteve reunido com o Conselho Empresarial de Infraestrutura e Logística da ACMinas para apresentar o projeto do Rodoanel, além de investimentos em infraestrutura no Estado.

De acordo com o secretário, na última década foram investidos apenas R$ 300 milhões por ano em infraestrutura. “No ano passado começamos com a retomada dos investimentos e foram cerca de R$ 1,5 bilhão aportados em infraestrutura. Para este ano já são R$ 2 bilhões de dinheiro público e mais R$ 2 bilhões de capital privado, através de concessões”, comparou.

De acordo com Souza, atualmente, Minas Gerais tem seis concessões em funcionamento e a previsão é que sejam feitas mais cinco até o próximo ano. “Somente a Provias, completou dois anos e está com 64 obras concluídas. Com o Rodoanel, que será a principal obra da RMBH da história, esperamos que venha a impactar não apenas na mobilidade, mas ofereça mais segurança, desenvolvimento e oportunidades, além de menor tempo de deslocamento”, enumerou.

Além disso, com impacto direto na região, o Rodoanel visa criar um corredor logístico eficiente de forma a fornecer segurança e fluidez ao tráfego comercial, disse o secretário na ACMinas. “Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) da RMBH deverá crescer entre 7% e 13%, a produção entre 0,8% e 1,3%, o que irá gerar mais de R$ 500 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) para os municípios interceptados e mais de 10 mil empregos gerados durante a sua implantação”, salientou.

A implantação do Rodoanel Metropolitano prevê aproximadamente 70 quilômetros de rodovia em pista dupla classe 0, cerca de 49 obras de artes especiais como viadutos e túneis, 100% free flow – com sistema de pagamento automático de pedágio, serviço de atendimento ao usuário, controle total de acessos /alta mobilidade e 8 interseções e 2 acessos simples. “O Rodoanel Metropolitano vai tirar cerca de 5 mil caminhões por dia do Anel Rodoviário, levando consigo o fluxo pesado e com toda tecnologia de ponta”, afirmou.

Governo quer adiantar cronograma do Rodoanel em um ano

Para o secretário, será um projeto que trará muitos impactos positivos e tem uma força-tarefa atuando para que, inclusive, ela saia antes do papel e possa virar realidade. “Esperamos que, ao invés de 2029, quando é o prazo de conclusão, o Rodoanel Metropolitano seja concluído em 2028. Nossa meta é ver essa rodovia, que vai começar do zero, em pleno funcionamento”, projetou.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura e Logística da ACMinas, Luiz Antônio Athayde, o Rodoanel certamente é um tema que voltará à pauta do Conselho. “Queremos acompanhar de perto o início dessa obra que trará benefícios para toda a população da RMBH e de Belo Horizonte. Por isso, queremos estar pari passu com o governo do Estado para melhor reverberar o projeto e fazer com que o contorno metropolitano ganhe os corações e as mentes das pessoas”, destacou.

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