Economia

Obras de modernização do metrô de Belo Horizonte avançam

Concessionária que administra o Metrô BH diz que trabalha junto ao governo do Estado para antecipar os prazos previstos no contrato
Obras de modernização do metrô de Belo Horizonte avançam
Primeira etapa de obras da linha 1 do metrô de Belo Horizonte vai abranger a renovação da via permanente e da rede aérea do sistema | Crédito: Pedro Oliveira/Metrô BH

As obras de revitalização da linha 1 do metrô de Belo Horizonte (Metrô BH), que inclui a renovação, tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema, já começaram. As intervenções começam, inclusive, a interferir no funcionamento do modal. Neste fim de semana, por exemplo, a circulação de trens vai sofrer alterações.

Segundo a concessionária que administra o sistema, sábado (02) e domingo (03), entre 5h15 e 18h, o trecho entre Eldorado e Calafate vai operar com o intervalo entre as viagens de 30 minutos. Já o trecho entre Calafate e Vilarinho, continuará com o intervalo habitual aos finais de semana, de 15 minutos.

Conforme a empresa, das 5h15 às 18h, o usuário que necessitar passar entre os dois trechos deverá realizar uma baldeação, ou seja, descer em Calafate e aguardar o próximo trem para o sentido pretendido, na via oposta em que desembarcou.

“Na estação haverá comunicação visual específica, indicando o local em que os usuários devem estar, assim como avisos sonoros nos trens e estações. Colaboradores do Metrô BH também estarão no local para auxiliar os passageiros do metrô. Após as 18h, não haverá baldeação e o intervalo entre os trens passará a ser de 15 minutos, até o fechamento das estações, às 23h”, diz o comunicado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Modernização do sistema

Essa é a primeira parte da revitalização da linha 1 do Metrô BH, que conta com a renovação, tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema. Na via permanente, haverá a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via e dos lastros.

A revitalização também abordará a troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos. Conforme a concessionária, em breve, os usuários poderão perceber os benefícios das obras, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens. Esta última possibilitará, inclusive, a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional.

Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a renovação abordará trocas das chaves seccionadoras de energia, dos fios, dos postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.

Cronograma de obras do metrô de Belo Horizonte

Sobre as obras, a empresa diz que até o final de março de 2024 estão previstas as intervenções do trecho entre as Estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das Estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente.

A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, visando impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional.

O contrato de concessão estabelece que o prazo máximo para a conclusão de revitalização no Sistema de Rede Aérea entre as Estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1 é março de 2026. Já para os serviços de Via Permanente, a previsão de conclusão para o mesmo trecho é de março de 2027.

“Porém, o Metrô BH trabalha junto ao governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas