Economia

Obras na MG-167 são iniciadas no Sul de Minas

Obras na MG-167 são iniciadas no Sul de Minas
Recursos para as obras são dos governos estadual e federal | Crédito: imprensa MG

O governador Romeu Zema deu ordem de início, ontem, às obras de recuperação funcional e aumento da capacidade da rodovia MG-167, que liga Três Pontas a Varginha, no Sul de Minas.

Ao todo, serão 10,6 quilômetros em intervenções, com investimento total de R$ 22,3 milhões. Desse total,  R$ 11 milhões serão aplicados na implementação de acostamentos e de terceira via, sendo R$ 9,6 milhões oriundos de convênio entre o Estado e o governo federal e R$ 1,7 milhão como contrapartida estadual.

Já para a recuperação funcional da pista serão R$ 11 milhões em recursos do Tesouro Estadual.

O governador destacou os investimentos que estão sendo feitos nas rodovias mineiras e o esforço conjunto para que a obra na MG-167 fosse realizada.

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“Há mais de dez anos não tínhamos tantos investimentos na malha viária como estamos tendo agora com o programa Provias, que irá investir mais de R$ 2 bilhões para melhorar e recuperar as rodovias do Estado. Quero agradecer aos deputados e ao prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves, que, junto com a nossa Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, reuniram os recursos para que a obra, esperada pela população há tantos anos, pudesse ser feita”, afirmou Zema.

Redução de acidentes

A MG-167 é uma das rodovias mais movimentadas da região e com alta taxa de acidentes. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), apenas com a implantação da terceira faixa, espera-se uma redução de R$ 3,8 milhões em custos com acidentes de trânsito anualmente.

“Estudos demonstram que, em média, a implantação de faixas adicionais reduz em 30% o número de acidentes e aumenta a velocidade de viagem em 3,5km/h. Em 2019 foram 104 acidentes nesse trecho”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Além disso, devido à vocação regional do Sul de Minas para a produção de café,  o escoamento da produção será favorecido com redução de custos e deslocamentos, beneficiando produtores de todo o entorno.

As melhorias no trecho são aguardadas há anos pela população. No ano passado, o governador esteve em Três Pontas anunciando a obra. De lá para cá foram feitos os projetos e estudos para que a intervenção pudesse efetivamente ser iniciada nesta semana, com recursos garantidos.

Provias

As obras na MG-167 estão dentro do pacote Provias, lançado no último dia 4 pelo governador. Ao todo, serão destinados R$ 2 bilhões para 99 intervenções em rodovias de todas as regiões do Estado.

Para o Sul de Minas serão oito trechos em obras, totalizando 137,3 quilômetros e R$ 83,87 milhões, entre eles a MG-295, entre Cambuí e Senador Amaral, e o trecho entre Paraísopolis e Consolação. Já a LMG-883 receberá melhorias entre a MG-347 e Dom Viçoso. As obras já estão em andamento.

Os recursos para as obras são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

O Termo Judicial visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do rio Paraopeba e em todo o Estado.

Anel Rodoviário: área de escape está 50% concluída

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou ontem que 50% das obras de implantação da área de escape do Anel Rodoviário já foram concluídas.  Até o momento, foram executados os serviços de supressão de árvores, destoca e limpeza da área, terraplenagem, drenagem pluvial profunda e início da pavimentação, o que representa pouco mais de 50% dos serviços previstos.

A  área de escape no Anel Rodoviário será no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. Chamada de “descida do Betânia”, a obra engloba um trecho de quase 400 metros e está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da Prefeitura. A intervenção inclui obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.

Os trabalhos tiveram início em outubro de 2021 e, para a segurança dos veículos, são executados durante os dias de semana, entre 9h e 15h, para evitar congestionamentos em virtude das interrupções de faixa necessárias para movimentação das máquinas pesadas e caminhões que participam da execução dos serviços. As obras foram interrompidas nos períodos chuvosos. A previsão é que sejam concluídas no primeiro semestre deste ano, a depender das condições climáticas.

O superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, explica o que falta ser feito para concluir o projeto. “Para terminar a obra, faltam os outros 50% das intervenções previstas que incluem terminar a pavimentação que está em andamento, drenagem superficial e estrutura de concreto. Essa estrutura de concreto é parecida com uma piscina, que ficará cheia de um material chamado cinasita, que é uma espécie de bolinhas de argila expandida. Nesta caixa de concreto os veículos que perderem freios entram para ter a velocidade reduzida e parar. Finalmente, serão executados os serviços de pintura, iluminação e sinalização”, diz.

O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução está sendo feita pela Sudecap. Áreas de escape são dispositivos de segurança adotados em trechos de longas descidas, evitando acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. A estrutura é composta por uma caixa de concreto, algo semelhante a uma piscina com 100 metros de comprimento, com camadas de argila expandida.

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