Obras do Rodoanel devem começar em outubro na Grande BH

O Rodoanel, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas em Minas Gerais, está prestes a sair do papel, com início previsto para outubro deste ano. No momento, o governo de Minas Gerais trabalha a licença de instalação do projeto e aguarda o aval de órgãos federais para cravar a data.
Devido à alta complexidade e a uma área extremamente densa, o maior desafio no momento é encontrar o ponto inicial da obra para minimizar os impactos de desapropriação. As informações foram detalhadas pelo Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, em encontro com empreendedores na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas).
A concretização das obras do Rodoanel, segundo ele, permitirão desafogar o tráfego na região, ampliando a segurança e reduzindo o tempo de deslocamento dos veículos. “Precisamos de uma visão de longo prazo e essa obra projeta a cidade para o futuro”, destaca.
O anúncio ocorre em meio a um cenário de incertezas, especialmente com ações em vigor que buscam impedir a cobrança de pedágio na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entidades mineiras, como a Associação Mineira de Municípios (AMM) acreditam que, se aprovada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) resultaria em inseguranças jurídicas que levariam ao cancelamento total do projeto.
Com aproximadamente 70 quilômetros (km) de extensão, a primeira fase da rodovia contemplará as alças Oeste e Norte, passando por oito municípios da RMBH. Já as alças Sul e Sudoeste fazem parte da segunda fase e farão o Rodoanel Metropolitano alcançar, ao todo, 100 km de extensão e 11 cidades.
No total, os investimentos somam R$ 5 bilhões, sendo R$ 3,072 bilhões derivados do acordo de reparação pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, e R$ 2 bilhões da concessionária responsável pela rodovia.
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