Obras do ‘viaduto ferradura’ em Nova Lima podem começar ainda no 1º semestre

As obras de construção do viaduto em formato de ferradura, projetado para ligar a saída da MG-030 a BR-356 (sentido Rio de Janeiro) sem a necessidade de passar pelo trevo do BH Shopping, no Belvedere, na divisa de Nova Lima com a capital mineira, podem acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, segundo informações da Prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Com investimento na casa dos R$ 40 milhões, o tempo de execução da obra está estimado em cerca de 12 meses. Os valores serão custeados com recursos decorrentes do decreto de contrapartidas urbanísticas de empreendimentos aprovados pelo Executivo do município.
A obra da “ferradura” faz parte de um complexo viário, que envolve um conjunto de quatro obras, fruto de um acordo firmado em março de 2024 entre as Prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte, com cada município responsável pela execução de duas intervenções. Na ocasião, foi divulgado que o investimento previsto era da ordem de R$ 200 milhões.
Em março do ano passado, a previsão divulgada era que as obras do projeto que contempla a implantação do viaduto em formato de ferradura fossem iniciadas em 90 dias, ou seja, poderiam acontecer ainda no primeiro semestre daquele ano.
Na época, o então prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (falecido em 26 de março de 2025, aos 77 anos), estimou que com as intervenções prontas o tempo gasto nos trechos seja reduzido em torno de 50%. As obras anunciadas tiveram seus projetos embasados no processo de rápida expansão urbana nos bairros Belvedere, em Belo Horizonte, e Vila da Serra, Vale do Sereno e região, em Nova Lima.
Readequação do viaduto da ferradura
De acordo com a administração municipal de Nova Lima, um dos primeiros desafios foi a revisão do projeto original, já que “um pequeno trecho invadia a Estação Ecológica do Cercadinho”— unidade de conservação que abrange mais de 225 hectares, no limite entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima —, conforme apontado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Foi em junho do ano passado que o projeto do complexo viário foi reprovado pelo instituto.
“Nossas equipes agiram rapidamente, revisando e adequando o projeto para garantir sua conformidade ambiental, obtendo aprovação tanto do IEF quanto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)”, diz a prefeitura no trecho da nota.
O Executivo de Nova Lima, acrescenta que “após um longo e produtivo debate no Ministério Público, um acordo foi firmado recentemente e isso permitirá que a associação dos empreendedores da região dê o primeiro passo no processo de contratação da obra”.
Ouça a rádio de Minas