Ônibus elétricos devem gerar 60% de economia em Uberlândia

Os oito ônibus elétricos que integrarão a frota de transporte público de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, devem gerar uma economia de 60% em relação aos custos de manutenção dos ônibus tradicionais que rodam na cidade. O valor dos veículos, que devem chegar ao município em 90 dias, ainda não foi divulgado, mas o vice-presidente da fabricante dos ônibus BYD, Vagner Rigon, garante que, apesar de um custo inicial que chega a ser 15% superior ao de um ônibus comum, o ônibus elétrico garante economia para o transporte público no longo prazo.
A notícia da entrega dos ônibus elétricos foi divulgada na última terça-feira por representantes da Viação São Miguel, uma das três concessionárias que atuam no Sistema Integrado de Transporte de Uberlândia. Durante reunião com representantes da prefeitura, a empresa anunciou a aquisição dos veículos da fabricante de automóveis chinesa BYD, que também tem uma fábrica em Campinas, em São Paulo. A substituição segue o processo de renovação da frota da São Miguel.
“A empresa tem a cultura de manter a frota com idade média de cinco anos. Os novos ônibus chegam para essa renovação, mas com essa grande novidade que é o fato de serem 100% elétricos”, afirma o gerente da São Miguel, André Duarte. Segundo o executivo, a empresa vem testando o ônibus da BYD desde o ano passado e, agora, implantará o veículo pela primeira vez em uma linha contínua e permanente.
Duarte afirma que o custo inicial com os ônibus foi bem superior aos dos veículos tradicionais da frota da empresa, tendo em vista o alto custo da bateria de lítio.
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Entretanto, ele acredita que o investimento terá retorno nos próximos dez anos. A partir de então, a empresa passará a economizar com os custos de manutenção e com o abastecimento, que chegam a ser 60% mais baixos que os gastos com a frota tradicional.
“É importante frisar que até mesmo o gasto com a energia elétrica será reduzido. Isso porque o projeto de aquisição dos ônibus junto à BYD também prevê a construção de uma fazenda de painéis fotovoltaicos. A energia solar gerada ali será lançada na rede para compensação do consumo de energia elétrica”, detalha. Duarte não abre os investimentos realizados na fazenda, que provavelmente ficará dentro de Uberlândia.
Desenvolvimento – O vice-presidente da BYD, Vagner Rigon, explica que os ônibus que chegarão a Uberlândia no fim do ano foram desenvolvidos sob demanda, de acordo com as especificidades do transporte público no Brasil. “Não existe em qualquer outro lugar no mundo um ônibus como esse porque criamos para a necessidade de Uberlândia e do Brasil de maneira geral. São ônibus com maior sensibilidade para circular em vias que não têm tanta qualidade e com maior capacidade de passageiros”, explica.
Os ônibus elétricos da BYD comportam até 80 pessoas e têm autonomia de 280 km. Isso quer dizer que eles podem rodar 280 km sem ter que voltar à garagem para abastecer, o que é mais que suficiente para Uberlândia, que tem percursos de 215 km por dia. O tempo para carregar a bateria é de três a quatro horas, o que acontecerá no período da madrugada quando os ônibus são recolhidos.
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