Opep e aliados estudam ampliar produção para suprir retração da oferta do Irã
Argel – Os países integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros produtores estão discutindo a possibilidade de aumentar a produção em 500 mil barris por dia (bpd) para contornar a queda da oferta do Irã, em decorrência das sanções dos Estados Unidos (EUA), disse uma fonte com conhecimento da discussão à Reuters.
O movimento acontece depois que os preços da commodity atingiram US$ 80 por barril neste mês, levando o presidente dos EUA, Donald Trump, a pedir que a Opep ajudasse a baixar os preços.
A Opep, a Rússia e outros aliados fecharam um acordo, no fim de 2016, para cortar a oferta, porém, depois de meses de uma redução maior do que o pacto estabeleceu, eles concordaram em junho a impulsionar a produção, retornando para a cooperação de 100%.
As discussões atuais não estão finalizadas, mas significariam que os produtores de petróleo teriam que reduzir a cooperação para menos de 100%, afirmou uma fonte na sexta-feira (21).
A Opep e seus aliados irão se reunir na Argélia, durante o fim de semana, para revisar a cooperação com os existentes cortes de produção.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Três fontes de produtores da Opep e de aliados disseram à Reuters que os dados mais recentes mostram que a Opep e seus aliados forneceram menos petróleo para os mercados internacionais em agosto do que em julho, devido à queda nas exportações iranianas. (Reuters)
Ouça a rádio de Minas