Economia

Operação encontra irregularidade em estrutura da Vale em Itabirito

Ação conjunta entre órgãos do meio ambiente e segurança tem como objetivo a prevenção devido à aproximação do período chuvoso
Operação encontra irregularidade em estrutura da Vale em Itabirito
Operação teve início no dia 17 de outubro e será finalizada nesta sexta-feira / Crédito: Thyago Henrique

O governo de Minas apresentou, nesta sexta-feira, na Cidade Administrativa, os resultados preliminares da 4ª Operação Preventiva Integrada de Fiscalização de Barragens. A ação, conjunta entre órgãos do meio ambiente e segurança, tem como objetivo averiguar as situações das estruturas das barragens como forma de prevenção à aproximação do período chuvoso. Até o momento, a única irregularidade encontrada foi na ECJ de Forquilhas, pertencente à mineradora Vale e localizada no município de Itabirito, região Central de Minas.

A operação, que teve início no dia 17 de outubro, será finalizada nesta sexta-feira. Foram mobilizados 33 militares, divididos em 19 equipes, durante os cinco dias de operação. A fiscalização ocorreu em 15 estruturas de barragens e 5 estruturas de contenção a jusante (ECJ).

O superintendente de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Gustavo Endrigo de Sá Fonseca, ressaltou que esta é a quarta operação do tipo no Estado e a segunda em 2022. Em abril deste ano, houve uma fiscalização durante o período seco. Ele também comentou sobre a irregularidade encontrada em Forquilhas e as medidas tomadas para regularização.

“Pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a única irregularidade a princípio constatada foi em razão de uma obra de desassoreamento de um curso d’água que causou a elevação da turbidez do corpo hídrico. Então, o empreendedor receberá uma notificação para regularizar essa atividade e restabelecer as condições do corpo hídrico após a conclusão da atividade de desassoreamento”, disse Fonseca.

Em comunicado encaminhado ao DIÁRIO DO COMÉRCIO no começo da noite, a Vale explicou que realiza no momento um conjunto de obras e que se manifestaria após notificação oficial.

“A Vale informa que está em fase final um conjunto de obras para reforçar a segurança de suas estruturas e reduzir impactos ambientais no período chuvoso, incluindo a limpeza do curso d’água que passa próximo à Estrutura de Contenção a Jusante. A empresa se manifestará formalmente tão logo seja comunicada oficialmente pelo Governo do Estado”, trouxe a nota.

Participaram ainda da coletiva o gerente de Recuperação de Áreas de Mineração e Gestão de Barragens da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Roberto Gomes, o superintendente de Gestão do Risco de Desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), major Eduardo Leal, e o representante do Batalhão de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), tenente Cristiano.

Informações atualizadas às 18h51.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas