Testes da operação semiautônoma de trens da VLI são iniciados

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais no País – iniciou os testes de operação semiautônoma de trens na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Com isso, a empresa pode alcançar uma economia de combustível de até 7%, nos corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no corredor Norte.
A expectativa é de que essas metas possam ser alcançadas em 2024, a partir do aperfeiçoamento contínuo da tecnologia. A companhia está buscando melhorar a eficiência energética, bem como reduzir a emissão de gás carbônico (CO2), e, para isso, expandiu o projeto Leader. O gerente-geral de engenharia, desenvolvimento e tecnologia operacional da VLI, Cesar Toniolo, frisa que a iniciativa integra a estratégia de descarbonização da companhia.
Ele explica que a tecnologia permite a identificação de fatores operacionais que habilitam sua condução de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis. Por meio do software, quando o trem atinge velocidade superior a oito quilômetros/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma das locomotivas.
Testes com trens da VLI já foram iniciados no corredor Norte
Inicialmente, no segundo semestre de 2022, 51 locomotivas com a tecnologia de assistente de condução passaram a circular no corredor Norte do País, trecho que liga Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís (MA). Somam-se a elas outras 110 locomotivas no corredor Sudeste e 29 no Leste, totalizando 190 com esse sistema.
Na primeira etapa de implantação, a previsão é de que o sistema seja instalado em 226 locomotivas responsáveis pelos principais fluxos da VLI, dentro dos corredores Norte, Leste e Sudeste. O Leader também vai viabilizar a redução de desgaste de material rodante e o aumento da segurança nas operações ferroviárias.
“O programa passou por adaptações para as especificidades da ferrovia da companhia e a cada teste são feitas melhorias contínuas no sistema, para cada aprimorá-lo sempre mais. O projeto está em fase de validação e adaptação à realidade operacional da VLI”, diz Toniolo.
O executivo pondera, no entanto, que o maquinista segue essencial na operação do trem, sendo responsável por supervisionar a operação do assistente e retomar o controle quando necessário. “Cabe a ele assumir o controle do trem em caso de qualquer variável não planejada durante a circulação da composição, garantindo a segurança do sistema ferroviário, bem como executando os procedimentos operacionais de parada ou alertas da passagem do trem”, observa.
VLI
A VLI opera 8 mil quilômetros de trilhos no País. A companhia controla a Ferrovia Centro-Atlântica e detém a concessão do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), que compõe o chamado corredor Norte.
Neste mês, com o objetivo de conseguir recursos para investir em seus negócios, a companhia anunciou a emissão de R$ 1 bilhão em debêntures incentivadas.
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