Operações do Aeroporto Carlos Prates têm fim neste sábado

A suspensão definitiva das operações de tráfego aéreo e outros serviços do Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, está confirmada para este sábado (01), segundo informação do Ministério de Portos e Aeroportos. Por meio de nota, a pasta informou que a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) emitiu, nesta sexta-feira, um termo de delegação que “permite a Prefeitura de Belo Horizonte liderar um processo organizado de encerramento das atividades, conferindo tempo para que todas as aeronaves hangaradas e os serviços prestados sejam transferidos para outras localidades de forma adequada”.
Até esta sexta-feira, as empresas instaladas no aeródromo estavam buscando encontrar hangares para as aeronaves. De acordo com informações da associação Voa Prates, boa parte dos aviões já tinha deixado o local. Alguns dos destinos são o Aeroporto da Pampulha, também na capital mineira, além de opções na região Centro-Oeste do Estado, como Pará de Minas e Divinópolis, entre outros aeródromos espalhados pelo Estado.
Na última quarta-feira, 15 aviões foram para a Pampulha, o que fez com que o aeroporto tivesse todos os hangares ocupados. “De acordo com a notificação recebida no dia 20 de março, se a gente não conseguir tirar tudo daqui, os bens que ficarem vão ser considerados abandonados e serão revertidos para o concedente do local. Eu tenho um avião sem motor e há aviões que demoram seis meses para ficarem prontos ”, conta o presidente da associação Voa Prates, Estevan Velásquez.
Além de escolas, o aeroporto abriga centros de manutenção de aeronaves. Ele ressalta que não é possível que toda a estrutura montada no local seja transferida para outra área num raio de 150 quilômetros de Belo Horizonte.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Audiência Pública
A suspensão das atividades do Aeroporto Carlos Prates será discutida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira, dia 03 de abril.
A reunião, solicitada pelo deputado Roberto Andrade (Patriota), que preside a comissão, e pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), será realizada às 10 horas, no Auditório José Alencar.
De acordo com informações da ALMG, os parlamentares e os convidados devem abordar na ocasião o curto prazo que as concessionárias do aeródromo, a escola de aviação e as empresas vocacionadas à aviação têm para interromper as atividades no aeródromo, bem como os impactos dessa desmobilização para o desenvolvimento econômico da capital mineira e do Estado.
Ouça a rádio de Minas