Organizações e UBQ exaltam o valor da qualidade

A transformação cultural é a mudança mais significativa que a gestão da qualidade promove em uma empresa. Essa é a ideia e o debate que a nona edição do O Grande Encontro, promovido pela UBQ (União Brasileira pela Qualidade) trouxe para o público.
O encontro mostrou de forma prática, a partir de palestras com profissionais de renome nacional e apresentações de projetos CCQ, GMC e Lean, que, quando a cultura da qualidade ganha espaço, é possível evoluir como um todo, procedimentos ineficientes são resolvidos mais facilmente e os que estão no caminho certo serão aprimorados.
E, se tal melhora tem um foco em continuidade e aprimoramento contínuo, a empresa que investe nessa estratégia nunca fica para trás. Pelo contrário, a busca pela melhoria contínua torna essa empresa uma referência.
O presidente da UBQ, Ricardo Guimarães, lembrou em seu discurso de abertura a importância de se reinventar. “Vivemos um momento de grande desafio e O Grande Encontro representa a capacidade de nos adequar, se reinventar. A partir desse evento, a UBQ apoia as organizações e traz a troca de saberes para as empresas. Estamos em um momento que demanda redefinir e reintroduzir empresas em uma cadeia produtiva que é diferente da que conhecemos antes da pandemia. Nesse contexto, temos que aprender e reaprender constantemente, isso é a melhoria contínua pela qual trabalhamos todos esses anos”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O presidente contou ainda, em primeira mão, os planos da instituição de mudar o planejamento estratégico para atender aos novos requisitos do mercado e ampliar os espaços de cooperação junto aos parceiros que ajudam a UBQ a promover essa transformação da dinâmica organizacional e da sociedade, em busca da excelência em gestão.
O dia de abertura também contou com a presença do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e apresentação musical da orquestra jovem Ramacrisna que traz para a realidade das crianças e jovens, em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, a beleza do universo da música clássica.
As palestras magnas ficaram a cargo de mulheres de renome nacional, Maria Flávia Bastos, doutora, professora e palestrante, e Viviane Martins, CEO na Falconi.
O segundo e terceiro dias foram recheados de palestras com especialistas em diversas áreas e pelas apresentações e debates simultâneos de projetos de CCQ, GMC e Lean nas salas virtuais. Outra atração foi a palestra “Tecnologia de Nióbio e suas aplicações em baterias avançadas de íon-lítio”, com Luanna Parreiras, da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração).
Projetos premiados
Foram apresentados 37 projetos desenvolvidos por equipes das seguintes organizações: Anglo American, Baterias Moura, CBMM, CETUS Oncologia, Claro, CSN Mineração, Décio Freire Advogados, Expresso Nepomuceno, Ferro+, Gerdau (Usina Cearense e Ouro Branco), Mineração Taboca, Pif Paf Alimentos, RHI Magnesita, Soluções Usiminas, Vale, Vallourec, VLI, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Serviço Funerário Santa Casa BH.
As grandes equipes vitoriosas apresentaram cases que são campo fértil para estimular a inovação e a competitividade. Confira os projetos vencedores:
CATEGORIA LEAN
CAMPEÃ LEAN – RHI MAGNESITA
– Projeto “Aumento da produtividade interna para processamento de reciclados”.
2º LUGAR – PIF PAF ALIMENTOS
Projeto “Aplicação do 5S na sala de temperos”.
3º LUGAR – VLI LOGÍSTICA
Projeto “Otimização do processo de manobra de Vagões”.
CATEGORIA GMC
CAMPEÃ GMC – GERDAU
Projeto “Elevado índice de produto não-conforme por recusa no ultrassom em chapas grossas
para o setor eólico”.
2º LUGAR GMC – RHI MAGNESITA
Projeto “Aumento da Produtividade da Prensa LAEIS 125”.
TERCEIRO LUGAR GMC – CBMM
Projeto “Black Belt – Redução das Descontinuidades no Sistema de Espessamento de
Concentrado”.
CATEGORIA CCQ
CAMPEÃ CCQ – PIF PAF ALIMENTOS
Projeto “Das paradas ao sucesso”.
2º LUGAR CCQ – VLI LOGÍSTICA
Projeto “Dispositivo troca de Rodeiros”.
3º LUGAR – GERDAU
Projeto “Reduzir barras perdidas na gaiola A4”.
O Grande Encontro de 2022 já tem data definida. Será nos 26, 27 e 28 de outubro. Fique por
dentro de todas as novidades e agenda da UBQ em www.ubq.com.br
Ouça a rádio de Minas