Economia

Ouro Verde e Unidas se tornam marca única e posicionam grupo no Top 3 do País

Decisão de unificar as marcas ocorre após a conclusão da aquisição de ativos da locadora pela Brookfield Asset Management
Ouro Verde e Unidas se tornam marca única e posicionam grupo no Top 3 do País
Crédito: Divulgação

A Ouro Verde, empresa de gestão e terceirização de frota, e a Unidas, uma das maiores locadoras de automóveis do Brasil, unificaram as duas marcas sob uma única – a Unidas. A operação, informada ontem, posiciona o grupo entre os três maiores no setor.

A decisão de unificar as marcas ocorre após a conclusão da aquisição de ativos da locadora pela Brookfield Asset Management, acionista controladora da Ouro Verde. A operação foi de aproximadamente R$ 3,6 bilhões. A transação envolveu cerca de 49 mil veículos, lojas de rent-a-car e de seminovos, além da própria marca Unidas e submarcas Frotas e Livre.

Agora, a marca passa a contar com frota aproximada de 90 mil ativos (entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados). O grupo também conta com mais de 180 lojas de aluguel de carros para pessoa física e jurídica. Além disso, são mais de 20 pontos de venda de seminovos, incluindo leves e pesados, no varejo e atacado, e 3.600 colaboradores.

O CEO da Ouro Verde, e agora da nova companhia, Cláudio Zattar, demonstrou empolgação e definiu o momento como histórico para ambas as organizações. Segundo ele, o principal diferencial será a oferta de “uma plataforma completa de soluções de gestão e locação de veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos, abrangendo serviços para pessoas físicas e empresas, sob o conceito one stop solution”.

A opção de preservar a força do nome “Unidas” no processo de combinação das marcas se deve ao fato de ele ser reconhecido e bem avaliado pelo consumidor. Ele destaca que no ranking da Brand Finance Brazil, divulgado em 2022, a empresa ficou em 35º entre as mais valiosas do País.

“Estamos reunindo o melhor de duas grandes empresas de sucesso no mercado de locação: a expertise de quase 50 anos da Ouro Verde em gestão e terceirização de frotas com a reconhecida atuação da Unidas em locação de veículos leves. A combinação possibilita que as empresas continuem servindo seus clientes com a dedicação, know-how e customização pela qual são reconhecidas no mercado, mas agora sob a mesma marca”, disse.

“Com a união dos times especializados nas duas frentes, a nossa solução em locação se torna ainda mais competitiva, com alternativas completas de mobilidade para todos os segmentos”, completou.

Próximos passos

O CEO do grupo, Cláudio Zattar, afirma que após a combinação dos negócios, a ideia é “manter a operação das duas empresas, aproveitar as sinergias e integrar os times”. Ele diz que a empresa seguirá focada no mercado de locação e gestão de frotas no Brasil, no qual o segmento ainda “apresenta baixa penetração e está em franca expansão”.

“Com isso, pretende-se capturar esse potencial de crescimento significativo, em linha com a rápida mudança na mobilidade urbana, e atuar também nas empresas em geral, que gradualmente substituem a propriedade dos ativos pelo uso”, afirmou.

Zattar salienta que a perspectiva de faturamento é positiva, embora tenha desafios com a unificação das marcas. De acordo com ele, com a integração, a receita combinada estimada é de R$ 3,3 bilhões e o Ebitda, de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. Os dados consideram valores fechados da empresa de gestão e terceirização de frota combinados aos correspondentes ao perímetro adquirido da locadora de automóveis no mesmo período.

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