Economia

Ovos de Páscoa têm variação de até 52% em Belo Horizonte

Em 2025, a variação entre os valores mínimo e máximo dos ovos de Páscoa foi bem menor do que o apurado nos anos anteriores
Ovos de Páscoa têm variação de até 52% em Belo Horizonte
Foto: Dione AS Diário do Comércio

O preço médio dos ovos de Páscoa encontrados em vários estabelecimentos comerciais de forma presencial e pela internet (com entrega em Belo Horizonte) foi da ordem R$ 60,98. A maior variação apurada foi de 52,52%, sendo que a maioria dos produtos apresentou alteração de preços em torno de 20%. Em 2024, a maior variação apurada foi da ordem de 80%. Com isso, em 2025, a variação entre os valores mínimo e máximo dos ovos de Páscoa foi bem menor do que o apurado nos anos anteriores.

Os dados são da pesquisa especial da Páscoa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), que trouxe um levantamento de preços de itens tradicionalmente consumidos nessa época do ano.

De acordo com o gerente de Pesquisa do Ipead, Eduardo Antunes, a alta nos preços dos ovos de Páscoa em Belo Horizonte está relacionada com a elevação no preço do cacau.

“A produção mundial enfrentou problemas com pragas, assim como no Brasil, fator que reduziu a oferta. Além disso, tivemos também aumento de custo de produção. Todo ano aumenta o preço e o valor de mão de obra, então, isso acaba impactando também o preço final. Sem contar ainda a própria demanda sazonal, que temos no período”, explica Antunes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No levantamento foram realizadas pesquisas de preços, entre os dias 10 e 31 de março de 2025, dos seguintes produtos:

  • ovos de Páscoa, total de 18 apresentações distintas;
  • peixes diversos, que inclui seis apresentações de bacalhau e outros quatro tipos de peixes em dez apresentações distintas;
  • sardinha em lata,
  • azeite de oliva,
  • batata inglesa,
  • ovo de galinha
  • e caixa de bombons.

Um ponto que merece a atenção do consumidor é que foram feitas mudanças nos pesos de ovos de Páscoa em relação aos registrados em 2024. Assim, para garantir que a comparação de preços entre os dois anos seja feita de modo correto, os resultados dos preços médios de cada ovo de Páscoa são apresentados em gramas. 

Os resultados deste estudo revelaram que o preço médio dos ovos de Páscoa em Belo Horizonte subiu 12,01% em 2025, quando comparado com o ano anterior. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período foi de 7,56%. O crescimento expressivo, especialmente quando se considera que, entre 2023 e 2024, o preço médio dos ovos de Páscoa havia subido apenas 0,72%. 

“Como opção, muitas pessoas optam pela produção caseira adquirindo o chocolate, mesmo estando mais caro, mas conseguindo, assim, diminuir um pouco o custo. É difícil substituir o simbolismo do ovo de Páscoa para as crianças, afinal eles esperam e querem ganhar um. Então, existe a possibilidade de uma produção caseira ou um produto artesanal mais em conta, o que seria a solução para as crianças que esperam pela data”, considera.

Os resultados também mostram que, em média, o preço do bacalhau aumentou 4,19% em relação ao ano anterior, mas foi encontrado no mercado o produto cujo preço sofreu elevação de 46,72%. E, com os preços dos peixes não seria diferente, com alta de 2,53%. No entanto, também foi encontrada no mercado uma variação de 27,35% no período.

Sobre os preços de outros produtos típicos da época, os resultados mostram que quase todos os produtos subiram em relação a 2024, sendo que a sardinha em lata apresentou a maior variação, da ordem de 24,21%. Todos os produtos apresentaram elevação de preços desde 2022, com exceção da batata inglesa que teve queda neste ano em relação a 2024.

Diante deste cenário, a Fundação Ipead reforça a recomendação para que o consumidor compare os valores antes de efetivar a compra e, se necessário, considere a troca de marca ou produto. Essa prática permite otimizar o orçamento e, assim, aumentar o poder de compra.

Ovos de Páscoa continuam sendo os preferidos

Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva com a QuestionPro, realizada com 1.875 pessoas em todo o País, 86% dos brasileiros pretendem comprar produtos temáticos da Páscoa. A intenção de compra supera a dos anos anteriores e os ovos de Páscoa seguem como os preferidos entre os brasileiros, sendo que 61% gostariam de receber ovos de Páscoa no lugar de barras ou bombons – o que corresponde a 99 milhões de brasileiros.

Segundo o levantamento, 79% dos entrevistados revelaram que pretendem presentear alguém com os tradicionais ovos de chocolate.

Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, os números mostram a importância do aspecto simbólico no consumo de alguns produtos, mesmo achando injusto que os ovos de Páscoa custem mais do que as barras de chocolate com o mesmo peso, a maioria dos brasileiros ainda escolhe o ovo na hora de presentear.

“O presente na Páscoa não é a simples entrega de um bem medido pelo peso, é também um ritual, um gesto de afeto, e os ovos ainda cumprem melhor esse papel”, avalia.

O estudo também mostra que a intenção de compra é alta em todas as classes sociais em 2025, com destaque para as classes A e B, onde 92% afirmam que devem comprar produtos relacionados à Páscoa. Entre a classe C, o índice é de 86%, e entre os brasileiros pertencentes às classes D e E, 76% pretendem fazer compras para a data. Entre brasileiros com filhos, a taxa chega a 91%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas