Do forno a lenha à escala industrial, pão de queijo extrapola fronteiras
Em qualquer lugar do Brasil e até no exterior, falar de Minas, muitas vezes inclui sua famosa gastronomia. Com técnicas modernas ou tradicionais, a começar pelos fornos a lenha, uma tradição mineira virou paixão nacional: o pão de queijo. E nesta quinta-feira, é comemorado o Dia do Pão de Queijo, iguaria que se destaca pela simplicidade dos ingredientes e pelo preparo artesanal. Cada pedaço desse pãozinho de massa macia e queijo derretido conta uma história de tradição familiar.
Para expandir a tradição e o sabor do pão de queijo para além das montanhas mineiras, a indústria alimentícia tem apostado na produção em larga escala, padronização do produto e logística de distribuição. Uma das mais tradicionais empresas é a Forno de Minas, cujas operações foram recentemente adquiridas em sua totalidade pela canadense McCain Foods.
Mas foi em 1990 que Dona Dalva, juntamente com seus filhos, Helder e Hélida Mendonça, fundou a empresa. Ao longo do tempo, o negócio expandiu, passou por mudanças de gestão e retornou às mãos da família por um período.
Os produtos da empresa também têm se destacado tanto no varejo quanto no setor de food service, estabelecendo parcerias com grandes redes, como Subway, Starbucks e Burger King. Atualmente, o complexo fabril em Contagem, na RMBH, conta com uma capacidade de produção de 53 mil toneladas por ano, enquanto a fábrica de laticínios processa anualmente 60 milhões de litros de leite em pó, além de uma variedade de queijos. A equipe de funcionários atualmente soma 1.260 colaboradores.

Produto gourmet
Outra fabricante de pães de queijo do Estado é a empresa Formaggio Mineiro. Um de seus diferenciais está na quantidade de queijo que vai na receita: 40% do inigualável queijo Canastra. Por outro lado, aromatizantes, glúten, nem sal rosa do himalaia são utilizados nos produtos da marca.
A empresa foi criada em 2010 com o objetivo de levar os sabores e a tradição de Minas Gerais para além das fronteiras de Minas, mas de forma gourmet. Atualmente, a empresa está em processo de expansão, passando de pequena para média empresa. Esse processo ocorre devido ao sucesso de seus produtos em todo o Brasil.
Recentemente, em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, o sócio-proprietário, Marcello Lage, contou que os produtos da marca já estão disponíveis em vários estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Agora, a marca chega também aos estados do Norte e Nordeste.
“Nosso grande diferencial sempre foi não abrir mão da qualidade e quantidade de queijo na receita. Os sabores diferentes também são um sucesso. O pão de queijo de chocolate é um deles, porque tanto o chocolate quanto o queijo parmesão possuem sabor umami. As pessoas estranham em um primeiro momento, mas depois que provam, vira o preferido”, informa.
Do tradicional ao recheado
Com unidades produtivas em Tiros, no Triângulo Mineiro e, em Arapuá, no Alto Paranaíba, a empresa Tirolez é também uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País. Com mais de 1.800 colaboradores, somados às outras plantas em São Paulo e Santa Catarina, entrou na categoria de congelados com a linha de pães de queijo em três sabores: Tradicional, Três Queijos e Requeijão.
“Nossa entrada na categoria de congelados, aliás, é uma forma de estarmos mais presentes em diferentes momentos da rotina dos nossos consumidores, atendendo às suas necessidades. Entendemos que o DNA mineiro da marca e a expertise em queijos são nossos grandes diferenciais para criação da linha de Pão de Queijo, e os apaixonados pelas iguarias vão perceber isso a cada mordida”, detalha a gerente de Marketing Categoria da Tirolez, Maria Flávia Calió.
Produzido com leite de cabra

Ramon Fiuza, um antigo produtor cultural e empresário gastronômico de Brumadinho, na RMBH, encontrou uma nova paixão há quase 20 anos: trabalhar com cabras. Em 2019, durante sua participação no Projeto SuperAção, do Sistema Faemg, após o desastre da barragem B1 da mina Córrego do Feijão, ele decidiu desenvolver um produto inovador: um pão de queijo feito com leite de cabra. Hoje, o produto da sua empresa, a Chèvrèmon, está disponível em uma das maiores redes de supermercados da capital mineira: o Verdemar.
Com um plantel de 80 animais, incluindo 30 matrizes adultas, a produção de leite de cabra da Chèvrèmon é de aproximadamente 50 litros por dia. Até o final deste ano, espera-se que mais 30 fêmeas entrem em lactação, aumentando ainda mais a produção.
A estratégia criativa de apadrinhamento desenvolvida por Ramon também contribui para a manutenção dos animais. Segundo ele, os amigos e conhecidos se tornam padrinhos, financiando parte dos custos em troca de produtos mensais da Chèvrèmon. Além disso, Ramon abre seu aprisco para experiências e vivências, recebendo clientes para demonstrações sobre o manejo e degustação dos seus produtos.
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