Economia

Paoliello lança obra sobre gestão na ACMinas

Paoliello lança obra sobre gestão na ACMinas

DANIELA MACIEL

Ao deixar a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), que exerceu entre os anos de 2015 e 2018, Lindolfo Paoliello lança o livro Prestígio – A reputação afirmando uma instituição. A obra, lançada pela Editora Del Rey, reúne entrevistas e artigos publicados na imprensa e no editorial do Jornal ACMinas.


O livro é, segundo o autor, a expressão de um período muito conturbado da história do Brasil. As preocupações e percepções do contexto ao longo do tempo formam um grande painel que resultou em um país diferente.


“O conteúdo desse livro é, em parte, uma nova forma de contar um ‘case’ organizacional e, ao mesmo tempo, uma afirmação de protagonismo e cidadania. Eu dizia que em 2015 e 2016, diante de um governo desmantelado, que o que restava ao Brasil era a sociedade civil; e que as manifestações de 2013 tinham mostrado a capacidade de ação das pessoas. Percebi e alguns amigos me alertaram, que ali nascia uma grande oportunidade de afirmação das entidades associativistas e o desafio da construção de um novo país”, explica Paoliello.


As quase 200 páginas do livro são apresentadas pelo economista e vice-governador eleito, Paulo Rocha Brant, e prefaciada pela professora emérita da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Fale/UFMG) Letícia Malard.


“Olhando em perspectiva, é possível captar na gestão sob a liderança de Lindolfo Paoliello um importante movimento de transformação cultural da identidade, no sentido da incorporação gradativa de três atributos, em grande medida raros em nosso meio, e sempre por ele muito salientados. Refiro-me à accountability, ao compliance e à policy. Não por acaso, atributos sem uma tradução acurada para o nosso idioma”, escreveu Brant.


Já a professora destacou o caráter literário da publicação. “Da mesma forma que nas crônicas literárias, ele confia em seus editoriais enquanto prática de vida na presidência de uma grande associação, enquanto visão aguda de suas responsabilidades de gestor. É por essas razões que faz sentido transformar os editoriais em livro”, argumentou Letícia Malard.


Para o autor, viver todo o mandato como presidente da ACMinas e revisitá-lo para o livro é uma grande fonte de aprendizado que diz respeito à instituição e à sociedade. E que é hora de transformar tudo isso em uma grande oportunidade para que Minas Gerais retorne ao posto de protagonista também na política nacional.


“O prestígio que está no título do livro – rebatizado como reputação pelos meios da comunicação – nasce da excelência da ação. É isso que faz com que pessoas, instituições e até um país sejam respeitados, queridos e desejados. Agora temos, com a posse do novo governo do Estado, uma grande oportunidade de viver um período de apaziguamento e desenvolvimento. É hora de criarmos um pacto por Minas”, conclama o empresário.


“Prestígio – a reputação afirmando uma instituição” já está disponível nas unidades da Livraria Leitura, Ouvidor Savassi, Del Rey e Quixote.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas