Parceria destina R$ 145 mi para inovação

O setor empresarial conta com R$ 145 milhões para o desenvolvimento de soluções inovadoras. O recurso é voltado para empresas de todos os portes, incluindo pequenas, médias (PMEs) e startups, por meio do programa Inova+, uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“A parceria do BNDES com a Embrapii amplia o acesso aos recursos de inovação pelas empresas brasileiras, especialmente as de menor porte, segmento que deve ser priorizado no contexto de industrialização no Brasil. Também é um instrumento estratégico para o desenvolvimento industrial sustentável, uma demanda urgente”, ressalta o presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.
O foco do programa, que entra no segundo ano, é no apoio a projetos que desenvolvam soluções em bioeconomia florestal, novos combustíveis, economia circular, transformação digital, saúde, materiais avançados e defesa. A expectativa é, a partir de 2023, ampliar os projetos atendidos pela iniciativa, em função de demandas setoriais, além de promover desenvolvimento tecnológico na região Norte, com foco na inovação sustentável.
Avanços no setor
A parceria conta com recursos do Fundo Tecnológico do BNDES (Funtec) para investimentos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que podem ser acessados por meio do modelo Embrapii, de forma ágil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O programa apoia, hoje, 23 projetos envolvendo nove Unidades Embrapii e 26 empresas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Rondônia, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul.
Ouça a rádio de Minas