Economia

Parlamentares defendem reforço na transmissão

O II Debate Público Energia de Fontes Renováveis: a Construção do Desenvolvimento Sustentável foi promovido pela Comissão de Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da ALMG.

O presidente da Comissão, o deputado Gil Pereira (PP) informou que foi feito apelo aos órgãos federais para investimento em reforço nas linhas de transmissão para que suportem o avanço da produção de energia solar no Estado. Segundo ele, estão previstos investimentos de até R$ 10 bilhões em quatro anos em usinas solares, mas o escoamento – em especial no Norte de Minas – demanda reforço.

Outros pontos debatidos foram legislação, regulação, financiamento do sistema, celeridade nas análises ambientais e o investimento na infraestrutura das linhas de transmissão.

Ele ressaltou que Minas se destaca no setor inclusive porque tem legislação avançada. Em 2017, a Assembleia aprovou dispositivo que permite isenção de ICMS sobre energia solar gerada por micro e minigeradores conectados à rede de distribuição pública em sistema de geração compartilhada.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Somos destaque na geração de energia solar e queremos trazer também a eólica, biomassa e biogás”, completou o deputado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas