Mais de 100 milhões de consumidores devem ir às compras nesta Páscoa

Ainda que o consumidor brasileiro esteja mais cauteloso em relação aos gastos com a Páscoa deste ano, a data deve levar 102,6 milhões de pessoas às compras. O número, no entanto, representa uma queda nominal de 4 milhões em relação à mesma data comemorativa de 2024. Os consumidores pretendem gastar, em média, um total de R$ 247 com as compras de Páscoa, adquirindo em média cinco produtos.
Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, que também aponta que 63% dos entrevistados pretendem fazer compras para a Páscoa em 2025.
Entre os consumidores que pretendem comprar algum presente nesta Páscoa, 33% dizem gostar de chocolates ou pretendem presentear pessoas que também gostam, 26% afirmam ser uma tradição da qual gostam de fazer parte e 25% têm o costume de presentear as pessoas que gostam. Os filhos (55%) serão os principais presenteados, em seguida as mães (39%), cônjuge (39%), sobrinhos (27%) e o próprio entrevistado (26%).
Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, diante do cenário econômico nacional com aumento na inflação e juros mais altos, muitas pessoas não devem ir às compras nesta Páscoa. “O consumidor está com dificuldade em manter as contas em dia, o orçamento está apertado, por isso temos uma queda no número de pessoas que irão às compras”, observa.
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Ele considera ainda que o comércio precisa se adaptar à demanda do consumidor que quer economizar mais na data. “Neste momento vale a criatividade do lojista em ter opções mais baratas e de lembranças que caibam no bolso das pessoas. Sabemos que o brasileiro tem a tradição de comemorar a Páscoa, por isso apesar da cautela, as pessoas não deixarão de fazer alguma compra”, projeta o dirigente.
Mesmo com contas em atraso, consumidores irão às compras
A pesquisa, inclusive, apontou um dado preocupante em relação ao controle de gastos dos consumidores, uma vez que 33% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso, sendo que 76% destes estão com o nome sujo.
Entre os consumidores que vão fazer compras na Páscoa este ano, 21% admitem que costumam gastar mais do que suas finanças permitem para presentear na Páscoa e 8% até deixarão de pagar alguma conta para comprar chocolates ou produtos. Além disso, 12% admitem que foram negativados devido as compras feitas na Páscoa de 2024.
Costa reconhece que a alta inadimplência é um fator preocupante no País, que impacta diretamente no poder de compra do consumidor. “É importante que se faça um planejamento de quanto pode gastar antes de sair de casa, usar a criatividade para dar lembrancinhas e não fazer novas dívidas. A prioridade deve ser o pagamento das contas”, alerta o dirigente.
Saiba quais são os principais motivo dos consumidores que não pretendem fazer compras na Páscoa este ano
- 23% querem economizar,
- 21% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas,
- 20% estão desempregados e
- 16% não gostam / não tem costume de comprar presentes e chocolates para Páscoa.
Veja quais serão os produtos mais comprados nesta Páscoa
- Ovos de chocolate industrializados (55%),
- bombons industrializados (41%),
- ovos de Páscoa caseiros/artesanais (37%),
- bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (33%)
- e barras de chocolate industrializadas (28%).
Entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 58% irão comprar itens direcionados para crianças e para adultos, 27% somente para adultos e 13% somente para crianças. Entre os motivos apontados pelos que pretendem comprar barras de chocolate e/ou bombons, 54% se importam com a celebração e não a forma do chocolate e 34% por ser mais barato.
No caso dos chocolates caseiros/artesanais, 28% destacam a qualidade do chocolate, 26% a preferência por algo mais personalizado e 23% querem ajudar as pessoas que vendem.
Conheça as formas de pagamento que mais serão utilizadas pelos consumidores
- O pagamento à vista será o mais utilizado nas compras de Páscoa (72%), sendo principalmente por PIX (51%) e cartão de débito (36%).
- 56% pretendem pagar a prazo, sendo a média de 4 parcelas. Nesta modalidade 33% utilizarão o cartão de crédito parcelado.
As lojas físicas se destacam na preferência dos consumidores na hora de fazer pesquisa de preço (82%), mas também no momento da compra. Nove em cada dez consumidores (95%) pretendem fazer as compras em lojas físicas, com destaque para os supermercados (57%), lojas especializadas em chocolates (45%) e lojas de grandes varejistas (40%). 22% devem fazer as compras pela internet.
Diante da vasta oferta, o consumidor também pretende fazer pesquisa de preço (85%) antes das compras, sendo que 46% pretendem pesquisar sobre todos os tipos de chocolate e 27% somente os ovos de páscoa. Sete em cada dez consumidores (69%) acham que os preços dos produtos estão mais caros este ano frente ao ano passado, 20% que estão na mesma faixa de preço e 7% que estão mais baratos.
A pesquisa da CNDL também apontou que os principais fatores que influenciam na escolha dos locais de compra são o preço (51%), a qualidade dos produtos (49%), promoções e os descontos (36%) e a diversidade de produtos (24%). Enquanto isso, 44% dos consumidores iriam fazer as compras ao longo do mês de março.
Mas o comércio deve se preparar para receber os ‘atrasadinhos’, uma vez que 43% pretendem realizar as compras na semana antes da Páscoa, com isto estima-se que cerca de 44,4 milhões de consumidores devem deixar as compras para última hora nesta data. A maioria dos pesquisados (55%) pretende comemorar a data em casa, enquanto 19% irão para a casa dos pais e 13% na casa de outros parentes.
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