Patos de Minas se destaca na criação de vagas

Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi destaque na geração de empregos em 2022. Ao todo, o município registrou 4.690 postos de trabalho com carteira assinada no ano passado. Dividido pela população de 152.488 pessoas, a cidade teve 30,8 vagas formais para cada mil habitantes, o melhor número do Estado e o sétimo do Brasil.
No País, a melhor performance foi de Barueri, em São Paulo, com 60,3 vagas formais para cada mil habitantes. O desempenho equivale a quase o dobro do segundo colocado Lauro de Freitas, na Bahia, com 36,4 vagas formais para cada mil habitantes, e do terceiro lugar Aracruz, no Espírito Santo, com 36,1 vagas formais para cada mil habitantes.
O levantamento foi feito pela LCA Consultores, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A pesquisa considerou apenas cidades brasileiras que possuem mais de 100 mil habitantes.
Conforme destaca o economista da LCA, Bruno Imaizumi, 65% dos postos de trabalho gerados em Patos de Minas vieram do setor de serviços. Dentro deste total, o segmento de educação foi quem mais chamou a atenção, com saldo líquido de 1.833 vagas criadas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o município tem muito a comemorar com este resultado que, segundo ele, é fruto da gestão atual ter como foco facilitar a vida do empresário, criar um ecossistema propício para o seu crescimento e se posicionar como parceiro de quem deseja empreender.
Ainda conforme o chefe do Executivo municipal, outros motivadores para o resultado foram a assinatura de um decreto de liberdade econômica, a redução do tempo de abertura de microempreendedores individuais (MEIs) e a aceleração da emissão de alvarás de construção.
“Isso é um reflexo do trabalho conjunto da nossa comunidade, empresas locais e da administração pública em incentivar o desenvolvimento econômico da região. É uma honra ver Patos de Minas se destacando nacionalmente como um lugar promissor para o mercado de trabalho. Vamos continuar trabalhando para crescer ainda mais e trazer mais oportunidades para a nossa população”, afirma Falcão.
Além de Patos de Minas, entre os 50 mais bem posicionados aparecem quatro cidades de Minas Gerais. Nova Serrana, na região Centro-Oeste, criou 2.507 postos de trabalho e teve 24,4 vagas formais para cada mil habitantes (15º lugar). Belo Horizonte gerou 43.046 empregos e somou 17,1 vagas formais para cada mil habitantes (35º lugar).
Já o município de Lavras, no Sul de Minas, registrou 1.767 postos de trabalho e alcançou 17 vagas formais para cada mil habitantes (39º lugar). Ipatinga, no Vale do Aço, constituiu 4.364 empregos e fechou 2022 com 16,6 vagas formais para cada mil habitantes (43º lugar).
“Por Minas Gerais ter muitos municípios, com mais de 100 mil habitantes, é normal que alguns deles tenham desempenhado bem. Proporcionalmente, como exemplo, Santa Catarina tem menos municípios com mais de 100 mil habitantes e conseguiu colocar mais cidades com melhor desempenho de vagas formais em 2022”, ressalta Imaizumi.
Ouça a rádio de Minas