PBH abre licitação para obras no Anel Rodoviário com a Via Expressa

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu licitação para a construção de uma trincheira na interseção da avenida Presidente Juscelino Kubitschek – mais conhecida como Via Expressa – com o Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo. Com recursos próprios do município, o valor teto das propostas é de R$ 38.595.357,98. O prazo para a execução dos trabalhos será de 540 dias, contados da data de emissão da ordem de serviço.
As intervenções serão supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O superintendente da autarquia, Leonardo Gomes, diz que, se tudo ocorrer como o esperado, a assinatura do contrato acontecerá neste ano e a empresa vencedora do processo iniciará as obras em 2026, para entregá-las ao final de 2027.
Ele destaca que essa será a primeira obra estruturante que a prefeitura fará no Anel Rodoviário desde que assumiu a gestão da via no mês de junho, após solicitar a municipalização ao governo federal. Até então, o município tem realizado serviços de rotina, que incluem operações de tapa-buraco, recape, roçada e limpeza, por exemplo.
Segundo Gomes, serão construídas duas alças de acesso. Uma é para quem entra no Anel Rodoviário vindo da Via Expressa. A outra é para quem sai do Anel Rodoviário para a Via Expressa, no sentido Contagem – para evitar uma retenção no encontro da alça com a pista lateral, também será feita uma pequena trincheira, de acordo com o superintendente.
Apesar da proximidade com a Arena MRV, o recurso que a PBH investirá nas obras não tem relação com as contrapartidas do estádio, segundo o representante da Sudecap. Conforme ele, as intervenções vão trazer benefícios para os torcedores em dias de jogos, no entanto, o ganho principal será para quem trafega diariamente pelos trechos.
“O jogo de futebol é um evento que acontece uma vez ou duas vezes por semana”, ressalta. “Terá uma melhoria, principalmente, no fluxo do dia a dia, que vai impactar na vida das pessoas, com menor tempo para chegar em casa”, salienta.
Projeto inclui outras intervenções
Além das alças e trincheira, a empresa que vencer a licitação terá que promover outras obras na interseção do Anel Rodoviário com a Via Expressa. São elas:
- demolições e remoções de pavimento, meio-fio, cercas e placas;
- terraplanagem;
- fundações e estrutura em concreto armado;
- gradil;
- passeios;
- drenagem;
- pavimentação;
- plantio de grama;
- guarda-corpo e corrimão;
- e sinalização horizontal, vertical, indicativa e semafórica.
Conforme a PBH, os interessados em participar do processo licitatório devem enviar propostas exclusivamente por meio eletrônico até 13h59 do dia 15 de setembro de 2025. A licitação será processada pelo portal de compras do Estado de Minas Gerais.
Nova licitação para passarelas no Anel Rodoviário
A prefeitura de Belo Horizonte, segundo o superintendente da Sudecap, deve lançar mais uma licitação para obras no Anel Rodoviário até dezembro. O novo processo licitatório envolverá a reforma de duas passarelas e a construção de uma.
Prefeitura ainda está em tratativa com o governo federal para convênios de viadutos
Com a municipalização, a PBH também poderá realizar obras em dois viadutos no Anel Rodoviário: um sobre a Via Expressa e outro no cruzamento com a BR-040. Por meio de convênios, o município receberá R$ 63 milhões da União para as intervenções.
Na ocasião da assinatura do termo de transferência da via, o prefeito da Capital, Álvaro Damião (União Brasil), disse que os projetos devem ser entregues até 2026. Apesar da projeção otimista, a prefeitura ainda está em tratativas com a União para formalizar os convênios e receber os recursos, de acordo com Gomes.
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