Economia

PBH adere à campanha global contra o efeito estufa

PBH adere à campanha global contra o efeito estufa
Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Belo Horizonte aderiu à agenda global para a neutralização do carbono até 2050. A campanha Race to Zero estabelece questões climáticas e o desenvolvimento sustentável.  A meta é zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa. A ação será um dos principais temas da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), que acontece em novembro deste ano, em Glasgow, na Escócia.

A campanha reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050, organizada pelo Secretariado de Mudanças Climáticas das Nações Unidas em preparação para a COP 26. Até o momento, a campanha reúne 454 cidades, 1.397 empresas, 74 dos maiores investidores e 569 universidades, 50% do PIB mundial e 2,6 bilhões de pessoas. No Brasil já aderiram São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Salvador, Ouro Preto, entre outras.

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, destacou que a capital mineira tem dado cada vez mais importância e protagonismo à sustentabilidade, que os efeitos da mudança climática estão afetando diretamente as grandes cidades do planeta.

“Sabemos que a crise climática é um fenômeno global e que impacta diretamente o nosso dia a dia, de Londres a Belo Horizonte. A ocorrência de eventos extremos tem se intensificado de maneira significativa em todo o mundo e na nossa cidade não é diferente. A maior chuva que vivemos em 2020 é um exemplo disso. Assim, é necessário tomar atitudes e buscar iniciativas para combater as mudanças climáticas, além de adaptar a cidade e promover uma transição para uma economia neutra em carbono”, afirmou Noman.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Cônsul Britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown, avalia que a parceria chama atenção para problemas ambientais vividos, principalmente, nos estados e municípios. “A campanha Race to Zero formaliza a adesão para governos estaduais e municipais, sem dúvida, e dá uma credibilidade internacional e uma ambição ao governo federal que demonstrou planos para a redução de ações contra o meio ambiente até 2030”, disse.

O cônsul britânico reforça que o grande desafio do mundo é recuperar a economia aliado à proteção do meio ambiente e ao desafio das mudanças climáticas. “O grande desafio é a retomada da economia, principalmente, no momento em que estamos vivendo, em plena pandemia. O discurso agora é de uma economia com pauta climática, uma implementação de uma economia verde. Esse é o ponto de uma campanha de qualidade para cidades, estados, empresas públicas ou privadas”.  

A secretária-adjunta municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Serpa, avalia que o compromisso Race to Zero consolida o trabalho que a prefeitura já tinha em andamento. “É uma vasta quantidade de políticas públicas que já estavam em curso no município e que, com esse compromisso, ressaltam ainda mais a nossa responsabilidade de avançar e trabalhar com responsabilidade e buscar melhores condições e eficiência ambiental e melhores desenvolvimentos e sustentabilidade para uma cidade melhor”, salienta.  

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas