Economia

PBH assume as obras da área de escape

PBH assume as obras da área de escape
Crédito: Divino Advíncula/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou ontem que vai assumir as obras para a construção de uma área de escape no Anel Rodoviário – no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. O acerto foi feito ontem, entre o prefeito Alexandre Kalil e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A estimativa é que as obras comecem ainda na primeira quinzena de setembro.

De acordo com a Prefeitura, o teor do convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e o município já está sendo preparado e será assinado nos próximos dias. O documento vai autorizar o Executivo municipal a conduzir a contratação e a execução do projeto, que foi elaborado pela BHTrans. As obras serão executadas pela Sudecap.

A obra na chamada “descida do Betânia” engloba um trecho de cerca de 300 metros e está orçada em torno de R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da Prefeitura. A previsão é de 90 dias com máquinas na pista.

Áreas de escape são dispositivos de segurança adotados em trechos de longas descidas, evitando acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. A estrutura é feita de concreto, algo semelhante a uma piscina com 100 metros de comprimento, com camadas de brita.

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O projeto de construção da área de escape no Anel Rodoviário foi aprovado recentemente pelo Dnit. Na ocasião, a intervenção já contava com as anuências da  Via 040, responsável pela administração do trecho, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Audiência – Em audiência pública realizada na última semana na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em vistas de discutir a importância da implantação das áreas de escape no Anel, o vereador Irlan Melo (PSD), autor do requerimento da reunião, apresentou números significativos relacionados ao Anel Rodoviário. Entre 2008 e 2018 foram ao todo 340 mortes, 25 mil acidentes e 11 mil pessoas feridas.

A audiência pública contou com a participação de representantes da BHTrans, da ANTT, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Via 040 e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na audiência, Ladeira disse que a Sudecap está verificando a necessidade de desapropriação, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitou o cadastro de espécies arbóreas do trecho. O diretor comentou, ainda, que a implementação das áreas de escape deve acontecer independentemente de licitações ou outras medidas a serem realizadas no Anel Rodoviário.

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