Economia

PBH avança na vacinação: foco, agora, são idosos de 80 a 85 anos

Prefeitura de Belo Horizonte recebeu na tarde desta segunda-feira (1º), 51.300 mil doses da vacina contra a Covid-19. Vacinação de idosos entre 80 e 85 anos começa a partir desta quarta (03)
PBH avança na vacinação: foco, agora, são idosos de 80 a 85 anos
Crédito: Adão de Souza/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu na tarde desta segunda-feira (1º), 51.300 mil doses da vacina contra a Covid-19, sendo 33.500 doses da Oxford/Astrazeneca e 17.800 da Coronavac.

Conforme orientações do Plano Nacional de Imunização contra a Covid, do Ministério da Saúde, nesta nova remessa os idosos de 80 a 85 anos serão priorizados. A vacinação começa nesta quarta-feira (3) com os idosos de 85 anos, e as demais idades serão incorporadas conforme cronograma a baixo:

  • 85 anos, quarta-feira (3)
  • 84 e 85 anos, quinta-feira (4)
  • 84 e 85 anos, sexta-feira (5)
  • 83 a 85 anos, segunda-feira (8)
  • 82 a 85 anos, terça-feira (9)
  • 81 a 85 anos, quarta-feira (10)
  • 80 a 85 anos, quinta-feira (11)
  • 80 a 85 anos, sexta-feira (12).

A imunização acontecerá das 7h30 às 15h30 em todos os 152 centros de saúde da cidade e seguirá o cronograma por idade até a sexta-feira (12), excetuando-se o fim de semana. O idoso precisa levar documento de identidade e comprovante de residência.

Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. A Prefeitura espera vacinar pelo menos 42 mil pessoas na faixa etária de 80 a 85 anos.

A Prefeitura espera vacinar pelo menos 42 mil pessoas na faixa etária de 80 a 85 anos. Considerando o que já foi publicamente informado pelo laboratório, a eficácia da vacina com um espaçamento maior entre a primeira e segunda dose e, em conformidade com as orientações do PNI/MS, a Prefeitura irá aplicar as 33,5 mil doses AstraZeneca de forma integral.

Já as vacinas Coronavac serão aplicadas em 1ª e 2ª doses (até 28 dias).

A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início em janeiro de 2021. Embora alguns grupos já tenham recebido as duas doses da vacina, é muito importante a colaboração da população para evitar aglomerações, manter o uso de máscaras e a higienização correta das mãos.

Idosos de 86 a 88 anos: aplicação da 2ª dose

A Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir postos exclusivos para aplicar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 86 a 88 anos, residentes em Belo Horizonte, neste sábado (6), independentemente da data marcada no cartão de vacinação para aplicação dessa dose. Serão 72 postos de vacinação entre Centros de Saúde, em todas as regionais da cidade, postos extras e pontos de drive-thru. A lista dos postos de vacinação e drive-thru está disponível no portal da Prefeitura.

O horário de vacinação será das 8h às 15h. A segunda dose está garantida para todos os idosos de 86 e 88 anos que receberam a primeira dose na capital. As pessoas do público-alvo podem comparecer ao longo de todo o dia aos postos de vacinação portando documento de identidade e comprovante de residência. Ao longo da próxima semana, a Prefeitura manterá pelo menos um posto em cada regional para fazer a imunização das pessoas desse público, que por algum motivo não puderem tomar a segunda dose no sábado (6).

Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante. A expectativa é que até 12 mil idosos residentes da capital, entre 86 e 88 anos, recebam a segunda dose. A vacinação deste sábado é exclusiva para este público. Pessoas com 89 anos ou mais, por terem recebido a vacina da Astrazeneca, devem aguardar o período indicado pelo fabricante (3 meses) para receber a segunda dose em casa, assim como foi feito na primeira fase da imunização.

Números

Nesta terça-feira (02), a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novos números do “termômetro” da Covid-19 na cidade. Conforme os indicadores de monitoramento da doença, a taxa de transmissibilidade atingiu a marca de 1,20, a segunda maior desde junho de 2020 quando chegou a 1,24.

Os números refletem as semanas de atenção apontadas pelos especialistas do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 e podem ser encontrados no portal on-line da PBH (clique aqui).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas