PBH vai investir mais de R$ 1 bilhão em obras de mobilidade e infraestrutura em 2025

A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta sexta-feira (20), que estão previstos investimentos de mais de R$ 1 bilhão para obras de mobilidade, habitação e macrodrenagem no próximo ano.
As principais ações realizadas neste ano pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) e os projetos previstos para 2025, foram apresentados em coletiva de imprensa na sede da PBH.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira, desde o início do ano, foram realizadas intervenções em todas as nove regionais da cidade:
- obras de drenagem,
- urbanização,
- encostas
- e mobilidade.
Também foram realizadas reformas em praças e recapeamento em asfaltos.
Segundo o secretário, foram investidos mais de R$ 1 bilhão em 2024 e a previsão é que haja investimentos ainda maiores no ano que vem.
“Estamos rompendo o patamar de bilhões de investimentos do município de Belo Horizonte, e a nossa tendência é manter esse patamar, podendo aumentar até um pouco mais no ano de 2025”, diz.
Entre as obras realizadas e previstas, o secretário destacou as obras consideradas “estruturantes”, ou seja, obras complexas, de grande porte, que têm grande impacto para a população em seu entorno e com características plurianuais – que se executam em mais de um ano.
Sob o ponto de vista da mobilidade, destaca-se o conjunto de obras do Vetor Norte com objetivo de trazer o aumento da capacidade de tráfego na avenida Cristiano Machado, a redução dos congestionamentos e melhorias na acessibilidade de bairros das regiões Norte, Pampulha e Venda Nova.
Para isso, estão sendo construídos viadutos, adequações viárias e avenidas sendo requalificadas como a Waldomiro Lobo, a Sebastião de Brito e a Saramenha, com previsão para serem concluídas no ano que vem.
Ainda está prevista a implantação de uma trincheira na interseção com a avenida Vilarinho, com investimento total de mais de R$ 500 milhões, prevista para começar em 2025 e terminar em 2027.
Outras obras previstas
Ainda no campo da mobilidade, estão previstas para começar em janeiro do ano que vem as obras de intervenção na região do Belvedere, que facilitarão as conexões para a avenida Raja Gabáglia, da BR-356 e região Oeste da cidade, com conclusão prevista para 2026.
O corredor da Amazonas é outro projeto em destaque. Trata-se do projeto BRT Amazonas, que prevê a construção de mais de 24 quilômetros (km) de faixas exclusivas e 15,2 km de outros tratamentos como bolsões de caminhabilidade e melhorias nos viadutos. O projeto está na fase de elaboração de estudos e projetos técnicos.
“A conclusão de todas estas obras será uma iniciativa que vai transformar toda a região não só no ponto de vista de mobilidade, mas também do ponto de vista de ocupação do solo e de todo o entorno”, ressaltou Pereira.
O Anel Rodoviário é outro destaque de obras previstas, porém, conforme esclareceu o secretário, em função do período eleitoral vários repasses do governo federal foram restritos e a execução das obras não puderam ser iniciadas.
“Mas as conversas nunca pararam e já estamos adotando as medidas necessárias não só para o recebimento dos recursos para a execução dos viadutos, mas também para a municipalização do Anel”, informou.
Obras geram lentidão no trânsito
Diante do grande volume de obras, uma preocupação que surge é a possível piora na lentidão do trânsito e os transtornos.
“Enquanto as obras estão sendo realizadas, a gente observa que há uma perda de qualidade na mobilidade, mas elas são necessárias para melhorar a vida das pessoas. É fundamental que a população entenda que o transtorno é momentâneo, mas o benefício é continuado”, pondera o secretário.
Veja o detalhamento das obras por áreas
Macrodrenagem
Com relação às obras de maior impacto em termos de macrodrenagem, o secretário destaca as obras de construção do reservatório profundo da avenida Vilarinho. Segundo ele, o reservatório já mostrou funcionalidade neste período chuvoso, retendo, aproximadamente, 60 milhões de litros de água nas chuvas dos últimos dias da cidade.
“Ele ainda não está em sua carga máxima. Nós temos em torno de 60% da sua volumetria já escavada, o que garante maior resistência para estes eventos climáticos. Recentemente, pudemos observar que a água que poderia estar vertendo sobre a pista já começou a verter para dentro do reservatório”, afirmou.
Outras obras para controlar as enchentes estão em andamento e devem ser concluídas no ano que vem. São elas:
- a Praça das Águas, próximo à estação do metrô São Gabriel;
- a do córrego do Onça, quando 900 famílias foram realocadas;
- a do córrego Santa Inês, na regional Leste;
- e a do Córrego Ferrugem, na bacia B5, já em pleno funcionamento e em fase de finalização com as obras de paisagismo.
Saúde e assistência social
Nas áreas de saúde e assistência social, os destaques são para a Casa da Mulher Brasileira, que dará atendimento humanizado às mulheres vítimas de diversos tipo de violência. As obras começaram este mês e devem ser concluídas ano que vem.
Para 2025, também está prevista a implantação da UPA Pampulha e a reforma das UPA´s Venda Nova, Barreiro e Oeste.
Programa Centro de Todo Mundo
No programa Centro de Todo Mundo, o destaque foi a conclusão das obras da Praça da
Estação e a entrega do primeiro trecho da rua Sapucaí, já reestruturada.
Ainda em andamento e com previsão de entrega para o próximo ano, seguem outros dois trechos da rua Sapucaí, e as reformas das praças Rio Branco (Rodoviária) e da Praça do Papa.
Para encerrar o ano que vem, também estão previstas a requalificação da avenida Bernardo Monteiro, a implantação do espaço Multiuso do Parque Municipal Renée Giannetti e a reforma do baixio do viaduto Santa Tereza.
Habitação e Urbanismo
Nas áreas de Habitação e Urbanização, foram assinados 11 contratos para 1.814 unidades nos próximos anos, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Também foram
implantadas 72 unidades habitacionais no Residencial Olaria – Conjunto Taquaril, 40
unidades no Conjunto Bandeirante (Orçamento Participativo) e 94 unidades no Parque
Cerrado (Orçamento Participativo).
Além disso, foi iniciada a primeira etapa de obras de urbanização da Cabana do Pai Tomaz. Essa etapa consiste na demolição de moradias para abertura de vias, urbanização dos becos, implantação de redes de água, esgoto, novos dispositivos de drenagem, tratamento de áreas de risco, construção de unidades habitacionais e comerciais para o reassentamento de famílias, e implantação de academia a céu aberto, dentre outros.
O valor previsto para as intervenções é de cerca de R$ 200 milhões.
“Obras desse porte têm a sua complexidade, como nas questões de desapropriação, que a gente teve algum nível de dificuldade, mas todos eles já foram superados, possibilitando que sejam concluídas”, finalizou o secretário.
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