PBH e Ministério da Educação firmam acordo para implantação do IFMG no Barreiro

O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram, nesta quinta-feira (28), o termo de compromisso que viabiliza a instalação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) em Belo Horizonte, na região do Barreiro. Esta será a primeira unidade da instituição na capital mineira e ocupará uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados (m²).
A expectativa é de que o novo campus ofereça mais de 1500 vagas para cursos técnicos e de nível superior gratuitos na região. O eixo definido para essa unidade será Meio Ambiente e Saúde, refletindo a expressiva demanda por formação técnica qualificada nestas áreas, especialmente na modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio.
O campus do IFMG na Capital será o 18º da entidade no Estado e oferecerá cursos de técnico em análises clínicas, enfermagem, farmácia, nutrição e dietética, radiologia e cuidado de idosos, dentre outros. O ingresso poderá ser por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além dos processos seletivos próprios da instituição, como vestibular e exame de seleção, realizados duas vezes por ano.
A unidade de Belo Horizonte ainda implementará o Programa Institucional de Esporte e Lazer, que contempla práticas esportivas, atividades culturais, físicas e de lazer voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade interna e externa.
Damião destaca que a iniciativa busca ampliar as oportunidades de educação pública e promover o crescimento socioeconômico não apenas na região do Barreiro, mas em toda a capital mineira. Ele lembra que esse projeto é resultado de muitos dias de trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e do governo federal.
“Todos nós imbuídos em um pensamento só, de termos o Instituto Federal em Belo Horizonte, porque a educação muda o futuro das pessoas”, afirma.

Gestão do IFMG Barreiro em Belo Horizonte
A gestão do campus será de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), incluindo todas as despesas relacionadas à construção do imóvel. A entidade também será responsável pela obtenção das autorizações legais necessárias para as obras no local, assim como a manutenção, conservação e preservação da unidade. Vale lembrar que o IFMG integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
A construção do campus promove ainda a ativação de uma área pública subutilizada e contribui para o fortalecimento do espaço urbano, da segurança e da vitalidade social no entorno do empreendimento. Além disso, ele poderá fortalecer a vocação da região do Barreiro como polo de desenvolvimento tecnológico e de serviços, articulado à política pública de interiorização da oferta de ensino técnico, profissional e superior.
O ministro Camilo Santana esclarece que as obras devem começar já nos próximos meses. Ele ainda pontua que, durante os dois anos de obras, a ideia é instalar uma operação provisória do instituto em outro local da região do Barreiro. “Nossa previsão é entregar o IFMG o mais rápido possível, já temos um projeto e todo o processo prontos”, completa.
O projeto de lei que autoriza a criação do campus foi aprovado em segundo turno, nesta quarta-feira (27), e será encaminhado à PBH para sanção ou veto do prefeito. A obra no local será viabilizada por meio da Operação Urbana Simplificada (OUS), instrumento que permite flexibilizar os critérios de edificação em projetos que envolvem melhorias sociais.
Área de preservação ambiental

O terreno destinado para a construção do campus do IFMG na Capital está localizado na avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia. A maior parte (90%) do terreno será mantida pela instituição de ensino como área de preservação permanente.
O instituto será responsável pela preservação e gestão da área ambiental, além dos investimentos em infraestrutura e manutenção necessários para garantir o funcionamento da unidade.
Damião declara que Belo Horizonte terá o maior Instituto Federal de Minas e garante que essa unidade será um modelo a ser replicado em todo Brasil. Ele ainda destaca os esforços da comunidade local para receber a unidade do IFMG no Barreiro, com um documento que reuniu mais de 12 mil assinaturas.
“Tínhamos um projeto para um campus menor, mas batalhamos muito para conseguir o espaço para termos o campus do tamanho que Belo Horizonte merece”, diz.
Ouça a rádio de Minas