Economia

PBH prepara plano para minimizar prejuízos causados pelas chuvas

PBH prepara plano para minimizar prejuízos causados pelas chuvas

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico alto para as próximas 24 horas. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) se reuniu ontem com secretários e coordenadores de regionais na sede do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) para discutir ações de enfrentamento e possíveis danos causados pelas fortes chuvas previstas.

De acordo com o mapeamento realizado pela prefeitura, das nove regionais da Capital, oito correm riscos geológicos. O levantamento, segundo o prefeito,  servirá de base para um plano de ação capaz de mitigar prováveis danos causados pelas chuvas até o fim deste ano.

“Para a chuva de hoje, nós vamos continuar com o nosso plano que está vindo há um ano. A de amanhã, também. Mas a (chuva) que vem daqui a um mês ou 20 dias, nós temos que ter prontamente um plano robusto e organizado, como foi feito quando soubemos da chuva que vinha em 2019 e 2020”, afirma Alexandre Kalil.

Kalil destacou que as ações realizadas na segunda-feira (18) foram graças ao planejamento do comitê de enfrentamento às chuvas na Capital. Pouco depois de iniciadas as chuvas, vias com maior probabilidade de enchentes foram interditadas e famílias retiradas de áreas de risco. “Quem se organizar melhor, de forma mais robusta, vai diminuir um pouco o sofrimento dessa população”, completa o prefeito.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre as medidas discutidas, maior efetivo para operação de tapa-buraco e mapeamento de áreas de risco geológico. Conforme dados da prefeitura, de janeiro a setembro de 2021, a Urbel realizou cerca de 50 obras em áreas de risco geológico em vilas e favelas. Mais de 150 famílias foram retiradas preventivamente. 

Após a reunião, o prefeito Alexandre Kalil destacou que a cidade precisa de obras de estruturação há muitos anos. Porém, tudo está sendo feito para minimizar o sofrimento da população no período chuvoso. “A gente sabe que a cidade carece de obras de estruturação há muitos anos, mas isso não é feito de uma hora para outra e estamos fazendo tudo para minimizar os efeitos da chuva para a população com essas obras de contenção das águas para evitar alagamentos, inundações e tragédias”, ressalta. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas