Economia

PBH publica edital para revitalizar avenida Afonso Pena

Melhorias de mobilidade e estética da mais antiga avenida de BH precisará de um investimento na ordem de R$ 28,8 milhões
PBH publica edital para revitalizar avenida Afonso Pena
Um total de 4,94 Km de via serão revitalizados. Na foto, Praça 7, marco da Afonso Pena, em vista aérea | Crédito: Adobe Stock

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou nesta terça-feira (12) um edital no Diário Oficial do Município para contratar uma empresa para revitalizar a avenida Afonso Pena. Essa iniciativa faz parte do programa de requalificação do Hipercentro da capital mineira, conhecido como Centro de Todo Mundo. A meta é promover melhorias na mobilidade urbana ao longo dos 4,94 km da via, com um investimento na ordem de R$ 28,8 milhões.

O projeto, entretanto, inclui a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo, bem como a criação de uma ciclovia com adequação de geometria. Além disso, está previsto o fresamento e recapeamento do asfalto, instalação de sinalizações vertical e horizontal, mobiliário urbano, paisagismo e até mesmo um sistema de irrigação. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) será responsável pela fiscalização das obras.

O prefeito Fuad Noman (PSD), em nota, destacou que as melhorias são importantes para a melhoria do funcionamento e da estética da região. “A avenida que é uma das mais emblemáticas da nossa cidade vai ganhar em mobilidade e beleza. A Afonso Pena terá faixas exclusivas para o transporte público, agilizando o percurso para quem anda de ônibus, trazendo segurança para quem se desloca a pé ou de bicicleta, nova sinalização e um belo projeto paisagístico”, diz.

Como será a revitalização da avenida Afonso Pena?

As obras serão realizadas em trechos específicos, como na própria avenida Afonso Pena, entre a rua Curitiba e a avenida Bandeirantes, e em outras vias próximas, como a avenida Getúlio Vargas, a rua Curitiba, a rua Cláudio Manoel e a rua Piauí.

Entre as intervenções previstas, destaca-se a implantação de faixas exclusivas para ônibus ao longo de toda a extensão da avenida, além da criação de uma ciclovia no canteiro central. A readequação do estacionamento de veículos também será necessária, devido à implementação das faixas exclusivas.

No primeiro trecho da avenida, apenas serão mantidos estacionamentos para portadores de necessidades especiais, idosos, pontos de táxi e veículos oficiais. No segundo trecho, as vagas de estacionamento serão suprimidas para comportar, no entanto, a faixa preferencial de ônibus e a ciclovia. Já as vagas de carga e descarga funcionarão exclusivamente no período noturno.

Para conferir todo o regulamento do edital, que inclui a inscrição de empresas e envio de envelopes com as propostas, basta acessar aqui. O certame está agendado para o dia 27 de setembro às 14h, na sede da Prefeitura.

Saiba mais sobre a avenida mais antiga de Belo Horizonte!

Avenida Afonso Pena na década de 40. Na imagem, em primeiro plano, o quarteirão entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral, destacando-se os edifícios dos Correios e Telégrafos e a PBH | Crédito: Grupo BH Nostalgia

A avenida Afonso Pena, inaugurada em 12 de dezembro de 1897, foi projetada como o principal eixo norte-sul no perímetro urbano da cidade, sendo a mais antiga avenida de Belo Horizonte. A sua construção coincide com a data de inauguração da então Capital, como forma de marcar o desenvolvimento da cidade.

O endereço já na época era o principal endereço do poder econômico e político municipal, em na visão original do engenheiro e urbanista Aarão Reis, a planta da cidade incluía a Afonso Pena como a via mais ampla, com generosos 50 metros de largura. Com o tempo, a avenida ganhou dois corredores de área verde, e posteriormente modificado para a reformulação de faixas de trânsito.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas