Pequenos negócios somam 96% de todas as novas empresas criadas no Brasil

O Brasil registrou, no último mês de setembro, a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios. O número representa 96% de todos os CNPJs criados nesse período e é 17% superior ao total de micro e pequenas empresas (MPEs) abertas em setembro do ano passado. É o que aponta um levantamento do Sebrae feito a partir de dados da Receita Federal, divulgado na terça-feira (22).
Somente em 2024, segundo o estudo, foram criadas no Brasil 3,3 milhões de novas empresas. Desse universo, aproximadamente 3,2 milhões eram MEIs, micro e pequenas empresas (96% do total de abertura de empresas).
Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, os números da pesquisa confirmam o bom momento da economia brasileira. “Com a política econômica que o País está protagonizando, a abertura dos pequenos negócios está sendo recorde. É um conceito que não tem mais volta, a economia é global. O crédito agora não é mais de poucos, é viável para fazer escala e dar oportunidades. E a popularização do crédito será representativa para manutenção de mais empregos e renda”, afirma.
Ele acrescenta que as ações de melhoria do acesso ao crédito, de elevação da competitividade, ampliação da presença das MPEs no mercado externo, entre outras, têm estimulado os brasileiros a abrirem novas empresas ou retirar seus negócios da informalidade.
Segundo Décio, com apoio de políticas públicas os empreendedores têm contribuído com a geração recorde de empregos, levando o Brasil a um estágio próximo do pleno emprego.
Divisão por segmentos
Os setores que lideraram na abertura de novos CNPJs, em setembro, foram serviços (com 222 mil novas empresas ou 61% do total), comércio (81 mil novos CNPJs ou 22%) e indústria (27 mil empresas ou 8%).
Entre os microempreendedores individuais (MEIs), os segmentos que lideraram em setembro foram atividades de publicidade (17 mil), transporte rodoviário de carga (16 mil) e cabeleireiros e beleza (15,6 mil).
Entre os pequenos negócios, estiveram à frente na abertura de novas empresas as atividades de atenção ambulatorial (4 mil), serviços Comb. de escritório e apoio administrativo (4 mil) e restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas (3,6 mil).
Motivação
Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2023), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), “fazer a diferença no mundo” é a principal motivação dos empreendedores brasileiros.
A mesma pesquisa ainda mostra que “ter o próprio negócio” é um dos três principais sonhos do brasileiro, perdendo apenas para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria” e que 61% dos empreendedores que iniciam um negócio o fazem por enxergar uma oportunidade. Em 2020, metade dos empreendedores iniciavam um empreendimento por necessidade.
Reportagem distribuída pela Agência Sebrae
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