Economia

Conheça cinco perfis geracionais de mamães e saiba como faturar mais neste Dia das Mães

Dia das Mães é uma oportunidade para os pequenos negócios desenvolverem estratégias de vendas focadas em criatividade e personalização
Conheça cinco perfis geracionais de mamães e saiba como faturar mais neste Dia das Mães
Foto: Diário do Comércio / Dione AS

Em períodos de grande movimentação no comércio, os empreendedores buscam aproveitar as oportunidades e aumentar o número de vendas. O Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), é uma dessas oportunidades. Afinal, é uma das datas mais importantes do ano para o varejo e a chance de aumentar o faturamento investindo, principalmente, em estratégias de personalização.

Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Rio desenvolveu orientações para que os empreendedores aproveitem melhor a data e saiba definir os processos de vendas mais adequados para cada empreendimento.

O estudo classifica os perfis geracionais das mães para que o empreendedor avalie o que atrai cada um e crie estratégias de marketing e vendas focadas nestas mulheres.

Ao todo, o Sebrae listou cinco perfis de mães: geração silenciosa, baby boomers e gerações X, Y e Z. A gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, explica que cada mãe é única, mesmo que pertença a um mesmo perfil geracional.  

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Personalizar produtos e serviços de acordo com os clientes que consomem sua marca, pode ser uma estratégia de diferenciação no mercado e uma forma de atrair novos consumidores. Por isso, entender os diversos tipos de comportamento e os perfis de consumo das mães, ajudará a encantar o cliente no momento da compra”, comenta.

Estratégia e inovação no Dia das Mães

Para atrair os consumidores, o empresário deve buscar alternativas que irão apresentar ao cliente aquilo que ele procura no mercado. Com ações personalizadas, por meio de diversos meios, como o digital e vendas frente a frente, o empreendedor tem a oportunidade de cativar possíveis compradores e, assim, aumentar o faturamento na data.

Conheça os perfis apresentados pelo Sebrae e saiba como encantar essas mamães:

  • Geração Silenciosa (1923 a 1946)

Práticas e econômicas em seus hábitos de consumo, essas mães valorizam a qualidade e a durabilidade dos produtos e são leais a suas marcas favoritas. Uma dica para encantar esse público é apostar em produtos e serviços personalizados e práticos para o dia a dia.

  • Baby Boomers (1947 e 1963)

Essas mães possuem forte senso de liderança. São mais tradicionais e exigentes quanto à qualidade, além de fiéis às marcas, valorizando a estabilidade. Aposte em produtos e serviços mais tradicionais e com apelo sentimental, que sejam exclusivos e de qualidade.

  • Geração X (1964 a 1983)

São mães práticas, que buscam por equilíbrio em seus hábitos. Cresceram num período de transição tecnológica. Prezam pela qualidade do que consomem. Aqui, a dica é encantá-las com produtos e serviços focados em bem-estar.

  • Geração Y (Millennials) (1984 a 1995)

Essas mães valorizam experiências significativas. Elas possuem forte relação com a tecnologia. Valorizam mais experiências do que bens materiais. Por isso, aposte em itens e serviços inovadores.

  • Geração Z (1995 a 2009)

São nativas digitais e valorizam a diversidade, a sustentabilidade, a autenticidade e a transparência das marcas. Gostam de experiências diferenciadas. Para encantá-las, nada melhor que produtos e serviços práticos e fáceis que promovam agilidade no dia a dia.

Veja mais dicas para agregar valor aos presentes:

  • aposte nas conexões e no afeto;
  • use embalagens que tornem o presente mais significativo;
  • promova uma boa experiência de compra e passe confiança durante a venda;
  • entregue qualidade e invista na personalização;
  • alinhe-se às necessidades práticas dessas mães;
  • promova conexão com a marca e experiências sensoriais;
  • mostre seus compromissos socioambientais;
  • invista em itens que reflitam as preferências e estilo de vida dessas mamães.

Oferecer soluções para mães empreendedoras pode fazer a diferença

Em Minas Gerais, um cenário se mostra importante para as mães que buscam conciliar trabalho e filhos. A pesquisa ‘Mulheres Empreendedoras’ divulgada, pelo Sebrae Minas, revela que a cada 10 mulheres, nove têm dificuldade em conciliar a gestão do próprio negócio com os cuidados dos filhos. 

Além disso, 44% delas não têm com quem deixá-los enquanto trabalham. Para 21% das empreendedoras entrevistadas, a solução para conseguir gerir um negócio próprio é deixar as crianças na casa de um familiar ou amigo. 

A sobrecarga nas tarefas domésticas também foi um ponto levantado na pesquisa. A maioria das entrevistadas (53%) relata ter dificuldade moderada a alta para conciliar a gestão do negócio com as atividades da casa.

Por isso, focar nos problemas enfrentados pelas mães e trabalhar para oferecer soluções pode ser uma boa estratégia para os empreendedores mineiros que buscam fazer a diferença na vida de seus clientes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas