Economia

Pesquisa aponta que 62% dos consumidores querem antecipar compras de Natal na data

Pesquisa aponta que 62% dos consumidores querem antecipar compras de Natal na data
Eletrodomésticos está entre as categorias mais desejadas pelos brasileiros para consumo - Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

São Paulo – Os consumidores brasileiros devem aproveitar a Black Friday para antecipar compras de fim de ano, apesar de estarem mais cautelosos por conta das incertezas no cenário político e na economia, mostrou uma pesquisa divulgada ontem pelo site comparador de preços Zoom.

Segundo o levantamento, 95% dos 9 mil entrevistados planejam aproveitar a Black Friday, que este ano cairá em 23 de novembro, e 62% pretendem antecipar as compras de Natal.
Apesar da relevância cada vez maior da Black Friday para o varejo, a pesquisa também indica uma postura mais cautelosa entre os consumidores este ano, com 67% dos entrevistados descartando o uso do 13º salário na data.

“Tem impacto das eleições e da própria crise. As pessoas estão mais conscientes em não criar novas dívidas ou comprometer orçamento”, disse o diretor executivo do Zoom, Thiago Flores.

Mesmo assim, o percentual de consumidores que pretendem gastar mais de R$ 1 mil na data subiu para 57% este ano, ante 52% no ano passado. Entre as categorias mais desejadas, está a de produtos eletrônicos (53%), seguida por eletrodomésticos, smartphones, artigos de informática e itens de casa e decoração, afirma a pesquisa.

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Na semana passada, o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Maurício Salvador, disse em entrevista à Reuters que o faturamento com as vendas online na Black Friday deve ser maior este ano em relação a 2017.

Os comentários foram feitos poucos dias após a Ebit|Nielsen divulgar projeção de crescimento de 15% do e-commerce na data, para R$ 2,43 bilhões.

Dia das Crianças – Embora menos relevante, outra data que deve movimentar o comércio eletrônico é o Dia das Crianças. A Ebit|Nielsen informou, ontem, que a expectativa é que as vendas online somem R$ 1,9 bilhão, alta de 9% em relação a 2017.

O tíquete médio deve ter alta de apenas 1% na mesma comparação, para R$ 432, de acordo com a Ebit|Nielsen.

“O faturamento representa cerca de 3,5% do total anual. Para alguns segmentos, como o de brinquedos e videogames, é a principal data do ano”, disse em nota o diretor de inteligência e operações da Ebit|Nielsen, Keine Monteiro, acrescentando que o Dia das Crianças é a quinta data mais importante do calendário anual do varejo. (Reuters)

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