Economia

Dia das Mães: maioria dos empresários estão otimistas com vendas em MG

Enquanto 31% acredita que será melhor em comparação a 2023, 32% diz que não haverá alteração nas vendas
Dia das Mães: maioria dos empresários estão otimistas com vendas em MG
Shoppings vão abrir das 14h às 20h. Crédito: Mariana Lage

A menos de um mês para o Dia das Mães, que neste ano será comemorado em 12 de maio, o comércio já se prepara para a segunda melhor data do comércio varejista no ano, que só perde para o Natal. O período afeta positivamente 67% das empresas varejistas de Minas Gerais e, neste ano, 31% dos empresários acreditam que as vendas serão melhores que as do ano passado.

Os dados estão na pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/ 2024”, realizada pela Fecomércio de Minas Gerais. Segundo o estudo, o otimismo/esperança por resultados melhores é o motivo mais frequente para os empresários que estão confiantes no crescimento dos negócios.

E os otimistas são a maioria. O restante se distribui da seguinte forma:

  • 20,5% acham que as vendas no Dia das Mães serão iguais às do ano passado
  • 9,5% consideram que serão piores
  • os demais não souberam avaliar ou estão dentro do grupo que não é impactado pela data em seu negócio.
Dentre os 67% dos empresários que são impactados pelo Dia das Mães em seu negócio, maioria de 31% considera que as vendas serão melhores neste ano. Crédito: Reprodução / Pesquisa Fecomércio-MG.
Dentre os 67% dos empresários que são impactados pelo Dia das Mães em seu negócio, maioria de 31% considera que as vendas serão melhores neste ano. Crédito: Reprodução / Pesquisa Fecomércio-MG.

De acordo com a economista da instituição, Gabriela Martins, a data se destaca pelo forte apelo emocional, gerando diversas oportunidades de negócios, principalmente nos setores de vestuário, calçados, acessórios, decoração e artigos do lar e perfumaria.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ela ressalta que a data é uma excelente oportunidade também para os empresários do setor de serviços. “No Dia das Mães há um aumento da procura pelos segmentos como turismo, lazer, institutos de beleza, cultura e restaurantes”, diz Gabriela Martins.

Veja outros destaques da pesquisa sobre as vendas no Dia das Mães

  • Para expandir as vendas, 28,8% dos comerciantes entrevistados realizarão promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propaganda e divulgação para atrair o consumidor.
  • Os filhos devem deixar para a última hora a compra do presente para 79,9% dos empresários respondentes.
  • O crédito parcelado é, para 47,8% dos comerciantes, a forma de pagamento que deverá sobressair.
  • Ainda, 24,3% dos empresários esperam que o consumidor gaste, em média, um valor de R$ 100 a R$ 200 em compras. 
  • Questionados sobre o mercado eletrônico, 74% dos empresários disseram realizar vendas pela internet, sendo que a grande maioria, 91%, usam a ferramenta WhatsApp para realizar as vendas on-line.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas