Dólar deixa investidores em compasso de espera

Em um cenário interno de incertezas econômicas e políticas, eleições se aproximando e dólar acima dos R$ 4,10, a palavra de ordem para investidores pessoas físicas é cautela. Analistas ouvidos pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO afirmam que o momento não é para tomar decisões e recomendam esperar até o panorama, tanto político quanto econômico, se definir.
“Cautela é a palavra do momento e tudo que puder ser adiado até termos um cenário mais claro deve ser adiado”, afirmou o sócio da Iwer Capital Artur Lopes. Segundo ele, o momento para o investidor pessoa física, que não tem o perfil de investidor institucional, é de preservar seu patrimônio.
“Diferente do investidor institucional, cujo negócio ‘investir’ representa seu ganho, o investidor pessoa física deve ficar preso aos investimentos de renda fixa, mais seguros, e ter o olhar atento para o desdobramento do cenário”, sugeriu. Para Lopes, quando há insegurança na economia, como atualmente no Brasil, os investidores institucionais retiram recursos dos mercados emergentes e isso acaba com o capital para aportes exatamente nos países que mais precisam, além de encarecer o dólar.
Para o gestor de Investimentos da Par Mais, Alexandre Amorim, a volatilidade econômica e política que o País atravessa não é novidade. “É uma volatilidade, de certa forma, previsível e é difícil tomar decisões neste momento”, disse. O especialista avalia que a corrida eleitoral deste ano está completamente indefinida, e, por isso, recomenda: “não é o momento de tomar decisões, é melhor esperar o cenário se definir”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Fundos – A economista do APP Renda Fixa, Fernanda Fonseca, também destacou que o cenário atual “é de instabilidade” e que os rumos da economia nacional dependem do resultado das eleições. Ainda assim, ela sugere aos investidores mais conservadores aplicar em fundos com taxas prefixadas que não dependem das oscilações do mercado, ou ainda em investimentos com liquidez diária, nos quais o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento.
“Já o investidor que conhece mais o mercado e aceita riscos maiores, pode aproveitar o momento para ir à B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) para comprar ações em valores mais baixos e tentar vender com valores mais altos”, sugeriu a economista do APP Renda Fixa.
Fernanda Fonseca lembrou que a escalada do dólar frente ao real pode se agravar, caso o candidato à presidência vencedor tenha alto índice de rejeição. Na prática, investidores retirariam capital do País e a moeda norte-americana poderia apreciar ainda mais.
Ouça a rádio de Minas