Economia

Petrobras prepara plano de demissão voluntária para cerca de mil funcionários, dizem fontes

Iniciativa surge em meio a preços do barril de petróleo mais baixos do que no ano passado no mercado
Petrobras prepara plano de demissão voluntária para cerca de mil funcionários, dizem fontes
Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Petrobras planeja um programa de demissão voluntária, com um público elegível de aproximadamente mil funcionários, disseram duas fontes com conhecimento do assunto na sexta-feira à Reuters.

Os critérios para o plano de desligamento, que deve ocorrer em 2026, ainda estão sendo definidos pelas instâncias superiores da companhia, mas devem incluir funcionários aposentados que ainda estão na empresa.

“Devem ser englobados aqueles que se aposentaram pelo INSS a partir de 2019 e tem que aposentar, como diz a lei trabalhista, o que vale para empresa de economia mista e pública”, disse uma das fontes. “Isso faz parte da estratégia de redução de custos e aumento da eficiência da empresa.”

A iniciativa vem em meio a preços do barril de petróleo mais baixos do que no ano passado, em movimento que tem forçado petroleiras de todo o mundo a reduzir custos e aumentar a eficiência.

O plano de demissão voluntária será conduzido de forma a evitar perda de qualidade nos quadros, acrescentaram as fontes, pontuando que o plano já foi aprovado pela diretoria, mas ainda demanda um aval do conselho de administração.

Procurada, a Petrobras afirmou que sempre avalia na estratégia de gestão do seu efetivo as necessidades de ingressos e desligamentos, inclusive por meio de planos para incentivo à aposentadoria.

“Qualquer decisão a esse respeito será aprovada nas respectivas instâncias decisórias da companhia e devidamente informada à força de trabalho”, disse a empresa.

Reportagem distribuída pela Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas