PicPay compra 100% do Guiabolso em aposta no open banking

São Paulo – O marketplace financeiro PicPay anunciou nesta sexta-feira (23) a compra de 100% do portal de finanças pessoais Guiabolso, numa transação em dinheiro e ações, na primeira grande transação no país motivada pelo “open banking”.
A aquisição, semanas após ter suspendido sua listagem na Nasdaq, mostra como o PicPay planeja ampliar meios para rentabilizar sua base de clientes, que superou 55 milhões de usuários, movimento alavancado em parte pelos efeitos da pandemia, que catalisaram a busca por soluções digitais de pagamento no país.
“A aquisição vai nos posicionar como protagonista do open banking”, disse à Reuters o vice-presidente de serviços financeiros do PicPay, Eduardo Chedid.
O executivo, porém, revelou que a maior parte da operação foi feita em dinheiro, enquanto os sócios fundadores do Guiabolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason, assumirão também uma participação minoritária no PicPay. Os detalhes não foram revelados.
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Investidores de rodadas de aportes no Guiabolso nos últimos anos, que incluem os fundos Vostok, Kaszek, Ribbit Capital, QED Investors, Omidyar Network e IFC, venderam integralmente suas fatias no negócio.
Criado em 2012 como precursor do open banking, sistema que o Banco Central está implementando no país, o Guiabolso usa inteligência de dados para oferecer orientação financeira a cerca de 6 milhões de usuários e tornou-se também um portal para produtos como crédito, investimentos pessoais e seguros.
Os 200 funcionários do Guiabolso serão integrados à folha de 3 mil funcionários PicPay. Alvarez, presidente do Guiabolso, será o diretor de open banking do PicPay.
Fundado em Vitória (ES) em 2012 como carteira digital, o PicPay ganhou força após ser comprado pelo grupo J&F, dono da JBS, passando a atuar como marketplace financeiro, loja digital e portal de anúncios.
O anúncio marca a rápida movimentação do setor financeiro no Brasil em meio a inovações lideradas pelo Banco Central, como o pagamento instantâneo PIX, e o open banking, que dá aos clientes poder sobre compartilhamento de dados bancários e de escolha sobre transações, para elevar a concorrência.
Em junho, a Goldman Sachs Asset Management anunciou um investimento de R$ 2,1 bilhões na fintech Meu Tudo.
Vida segue sem IPO
O PicPay planejava uma oferta inicial de ações (IPO) na Nasdaq, prevendo atingir um valor de mercado ao redor de US$ 20 bilhões, segundo relatos da mídia. Como percebeu que investidores ofertavam uma avaliação muito inferior a isso, os controladores desistiram do negócio. Em seguida, a J&F anunciou um plano de investir R$ 3 bilhões no PicPay até 2023.
“Tiramos o time de campo por enquanto”, disse Chedid. “Agora é cabeça abaixada e foco no plano”, acrescentou, referindo-se ao sonho da empresa de atingir uma base de mais de 100 milhões de usuários nos próximos anos.
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