Pix Automático é lançado pelo Banco Central: veja como vai funcionar e benefícios do uso

A partir do próximo dia 16 de junho, os brasileiros terão acesso a uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central: o Pix Automático. A ferramenta promete transformar a forma como são feitos os pagamentos de contas recorrentes, como as de energia elétrica, telefonia, mensalidades escolares, academias, condomínios, seguros e assinaturas digitais.
A novidade permitirá que os consumidores autorizem, de forma antecipada e única, o débito automático de cobranças frequentes diretamente em sua conta bancária, utilizando o Pix. Segundo o Banco Central, a iniciativa tem como objetivo oferecer mais praticidade, controle e segurança no dia a dia financeiro dos brasileiros.
Como vai funcionar o Pix Automático?
O funcionamento é simples. Empresas e prestadores de serviço precisarão estar habilitados para oferecer o Pix Automático como forma de pagamento. A expectativa é de que o novo recurso seja amplamente adotado por setores como educação, saúde, telecomunicações, serviços de streaming e seguradoras.
Veja o passo a passo do funcionamento do Pix Automático:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- A empresa oferece Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
- O pagador autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito.
- Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.
- O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo.
- No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
Segundo o Banco Central, o Pix Automático vai dar mais praticidade e conveniência para o dia a dia do consumidor, já que o pagador precisa autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.
Quais empresas poderão utilizar o Pix Automático?
A modalidade do Pix Automático pode ser utilizada como forma de recebimento por uma grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação. Entre elas estão:
- Concessionárias de serviço público;
- Escolas;
- Faculdades;
- Academias;
- Condomínios;
- Clubes sociais;
- Planos de saúde;
- Serviços de streaming;
- Portais de notícias;
- Clubes por assinatura;
- Empresas do setor financeiro.
Quais os benefícios para consumidores e empresas?
Além da praticidade para o consumidor, o Pix Automático também oferece vantagens para empresas. Com os pagamentos sendo feitos na data correta e sem necessidade de intervenção manual, há redução da inadimplência e dos custos operacionais, já que não será necessário gerar boletos ou lidar com pagamentos em atraso.
O recurso também democratiza o acesso a meios automáticos de pagamento, especialmente entre pessoas que não possuem cartão de crédito ou que preferem não utilizá-lo. Segundo o Banco Central, o Pix já conta com mais de 160 milhões de usuários no Brasil — uma base que tende a acelerar a adoção do novo serviço.
O Pix Automático é seguro?
A segurança é uma das prioridades do Pix Automático, segundo o Banco Central. A ferramenta seguirá os mesmos protocolos de segurança do Pix tradicional, com a possibilidade de o usuário revisar e cancelar autorizações a qualquer momento pelo app da instituição financeira.
Caso ocorra algum problema durante o uso, o consumidor poderá acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), já previsto nas regras do Pix, diretamente pelo seu banco.
Qual a diferença para o débito automático tradicional?
Segundo o Banco Central, o Pix Automático vai além do conhecido débito automático, permitindo ao usuário controlar, autorizar e cancelar os débitos diretamente pelo aplicativo do banco, de forma simples — algo que, atualmente, o débito automático tradicional nem sempre permite.
Outro diferencial é a flexibilidade de datas: enquanto o débito automático não processa pagamentos em fins de semana ou feriados, o Pix Automático permitirá pagamentos inclusive aos sábados e domingos.
Além disso, não será necessário que a empresa tenha convênio com o banco do cliente. O Pix Automático funcionará entre instituições diferentes, o que amplia o número de empresas que poderão oferecer esse meio de pagamento.
E caso o pagamento não ocorra por falta de saldo, a empresa poderá tentar novamente em outra data — mais uma vantagem em relação aos sistemas atuais.
O sistema ainda permitirá ao cliente cancelar agendamentos até às 23h59 do dia anterior ao débito, garantindo maior controle e transparência sobre suas finanças.
Ouça a rádio de Minas