Economia

Pix parcelado amplia leque de pagamento para pequenos negócios

Pix parcelado amplia leque de pagamento para pequenos negócios
Pix parcelado amplia leque de pagamento para pequenos negócios
Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

O Banco Central anunciou, nessa quinta-feira (3), uma série de novidades sobre o Pix, entre elas a opção de Pix parcelado, que permite parcelar a transação (inclusive transferências) enquanto o recebedor tem acesso ao valor na hora, semelhante a uma compra no crédito parcelado.

A modalidade estará disponível apenas em setembro de 2025, mas chamou a atenção dos consumidores e dos pequenos negócios. Para o Banco Central, o Pix parcelado “tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, ao favorecer quem não tem acesso a esse tipo de operação”.

“O Pix vem se aperfeiçoando ao longo dos anos. Essa é uma tendência que veio para ficar entre os pequenos negócios e que beneficia principalmente os MEI.” Destaca Décio Lima, presidente do Sebrae.

“O pagamento por essa modalidade é tão positivo para os pequenos negócios que muitos empreendedores oferecem descontos para pagamentos com Pix. Por isso, o importante é ficar atento e sempre avaliar as melhores condições. Esses instrumentos permitem que os pequenos continuem gerando emprego e renda”, completa o presidente.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Como vai funcionar o Pix parcelado?

  1. O pagador escolhe o valor da compra e o número de parcelas;
  2. O pagador paga uma taxa de juros na hora de parcelar o Pix;
  3. O beneficiário recebe o valor integral imediatamente;
  4. As parcelas são debitadas automaticamente da conta-corrente do pagador.

Reportagem distribuída pela Agência Sebrae

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas