Plataformas de e-commerce registram estabilidade no tráfego em janeiro

As principais plataformas do e-commerce nacional apresentaram estabilidade no tráfego on-line durante o mês de janeiro na comparação com o mês anterior. É o que mostra o Relatório Setores do E-commerce, realizado pela agência Conversion.
O líder do ranking é o Mercado Livre, com mais de 361 milhões de visitas únicas, o que representa uma elevação de 2%. Já a Amazon Brasil, que ocupa a segunda posição, subiu apenas 0,4%. Juntas, elas somam cerca de 566 milhões de acessos únicos.
Dentre as dez plataformas do e-commerce com os maiores tráfegos do Brasil, a única grande mudança foi o avanço da Shein, que subiu duas posições no ranking, ultrapassando o AliExpress e Ifood, subindo da oitava para a sexta colocação. Todas as demais permaneceram em suas respectivas posições.

O CEO da Conversion, Diego Ivo, destaca que a busca por produtos fora desse escopo também permaneceu acima da média. O setor de marketplaces, por exemplo, apresentou alta de 5,3% no mês passado, recuperando as perdas de dezembro. O segmento registrou 1,17 bilhão de visitas, atingiu o melhor número dos últimos 12 meses, com exceção ao resultado incomum observado na Black Friday.
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Os brasileiros seguem demandando itens distintos, como mercadorias importadas da China e mobília para casa. Prova disso está no avanço apresentado por plataformas como Shopee (7,7%), Magalu (11,1%) e OLX (16%).
Por outro lado, os setores infantil (-24%), de joias e relógios (-19%) e de calçados (-16%) apresentaram recuo no mês de janeiro. De acordo com a agência, essas fortes quedas têm como principal fator a grande base de comparação de dezembro, quando foi observado uma forte subida causada pelas compras de Natal.
Marca mais citada
O primeiro mês de 2024 também foi marcado por uma mudança significativa na estrutura do Share of Search. Após meses de liderança absoluta da Amazon Brasil como a marca mais procurada dentro do setor de importados e, assim, do relatório inteiro, a marca norte-americana de copos térmicos Stanley voltou ao topo da tabela, sendo citada por 69% dos usuários em Presentes e Flores.
Porém, esse número também precisa ser relativizado, uma vez que não necessariamente a alta nas citações da marca tenha a ver com demanda pelo seu produto. Além disso, a Stanley vem sendo alvo, desde o final do ano passado, de denúncias nas redes sociais de que os copos podem ter avarias que, entre outras coisas, liberam chumbo. A crise começou nos Estados Unidos e já chegou no Brasil.
Esse movimento é completamente diferente do observado no início de 2023 quando, por causa do sucesso dos copos Stanley nas redes, eles passaram a ser muito buscados nominalmente e lideraram o Share of Search por meses.
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