PMEs on-line de Minas faturam R$ 24,5 milhões com Dia dos Namorados

As pequenas e médias empresas on-line faturaram R$ 262,5 milhões com o Dia dos Namorados, valor que é 35% a mais que o registrado no mesmo período de 2023. Em Minas Gerais, o faturamento do e-commerce foi de R$ 24,5 milhões.
É o que aponta levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce na América Latina. A pesquisa analisou as vendas realizadas durante as três semanas que antecedem a data de Dia dos Namorados de 2023 e 2024, pela base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
De acordo com o estudo, o estado mineiro foi o segundo que mais faturou, perdendo apenas para São Paulo, que arrecadou R$ 128 milhões.
Veja o ranking dos 5 estados com os maiores faturamentos:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- São Paulo (R$ 128 milhões);
- Minas Gerais (R$ 24,5 milhões);
- Rio de Janeiro (R$ 18,5 milhões);
- Santa Catarina (R$ 17 milhões);
- Ceará (R$ 14 milhões).
Neste ano, a data registrou mais de um milhão de pedidos, valor 34% superior em relação a 2023, sendo 80% deles via dispositivos mobile, ou seja, celulares e tablet.
Em relação aos segmentos, o setor de moda (R$ 92,5 milhões) liderou em relação a valores arrecadados, seguido por saúde e beleza (R$ 23,5 milhões) e acessórios (R$ 16,5 milhões).
Dentre os produtos mais vendidos estão:
- Regatas;
- Calças jeans;
- Óculos de sol e acessórios.
Sobre os meios de pagamento, o Pix foi utilizado em 46% dos pedidos, sendo a segunda vez no ano que ultrapassa o uso do cartão de crédito (44%).
O gerente de desenvolvimento de plataforma na Nuvemshop, Luiz Natal, afirma que o Dia dos Namorados está cada vez mais consolidado como uma das principais datas para o varejo on-line.
“O faturamento com o período cresceu nos últimos anos e já é um dos maiores responsáveis pelas grandes movimentações do setor no segundo trimestre. Os lojistas apontam que a redução do faturamento é um problema comum nesse período do ano. E, para reverter isso, eles devem aproveitar essas datas comemorativas para realizarem promoções que conectem com o tema e o público-alvo”, diz Luiz.
Média de preços de presentes foi de R$ 200
O ticket médio dos presentes de Dia dos Namorados esteve acima dos R$ 200 nas compras pelo e-commerce em 2024. Os dados são da SuperFrete, startup de logística dedicada a impulsionar pequenos e médios negócios.
Os valores analisados com a base de comerciantes da plataforma, entre os dias 12 e 13 de junho de 2024, revelam que 31,2% dos comerciantes afirmaram que o valor do ticket médio deste ano esteve acima dos R$ 200.
Outros 24,9% informaram que os produtos vendidos custavam entre R$ 51 e R$ 100; 21,7% apontaram que o ticket médio esteve entre R$ 101 e R$ 200; e 22,2%, até R$ 50.
Ouça a rádio de Minas