Economia

Posto em Congonhas volta abastecer veículos leves e pesados com GNV

Ação contribuirá para a descarbonização do transporte e alinhamento às práticas de ESG da Gasmig
Posto em Congonhas volta abastecer veículos leves e pesados com GNV
Abastecimento em Congonhas já está disponível e operando 24 horas por dia. Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

O posto GNV Energy Minas Rio, localizado no quilômetro 617 da BR-040, em Congonhas, na região Central de Minas Gerais, voltou a operar com gás natural veicular (GNV), com opções de abastecimento para veículos leves e pesados. A decisão da empresa deve agradar os motoristas que utilizam o combustível e que rotineiramente trafegam pela região ou pela malha rodoviária do entorno.

Segundo informações do posto, para atender a demanda, o abastecimento já está disponível e operando 24 horas por dia. Entretanto, nos próximos dias, o local passará por reformas que incluem a instalação de uma infraestrutura mais moderna para abastecimento de veículos pesados, com bicos NGV-2. A empresa ainda não tem previsão de data para conclusão destas melhorias.

A ação visa, por sua vez, contribuir para a descarbonização do transporte e se alinhar às práticas ESG (ambiental, social e governança) da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

Resolução prevê mais dinamismo para o segmento do GNV

Recentemente, para garantir maior competitividade ao segmento do GNV em Minas Gerais, atendido pela Gasmig, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) prorrogou a política pública de margem variável do combustível até o final de 2025.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por meio da resolução Sede nº 60, publicada no último dia 23 de dezembro, a variação da margem praticada se mantém atrelada diretamente à competitividade do GNV frente à gasolina, de acordo com os preços dos combustíveis na bomba dos postos.

A proposta considera avaliações com periodicidade semanal, a cada sexta-feira, tendo em vista o dinamismo do segmento. Sendo assim, toda segunda-feira, a Gasmig ajusta o preço do GNV a ser cobrado dos postos, com base nos valores praticados na semana anterior.

Atualmente, a prática do desconto traz uma economia para os consumidores, podendo chegar a 13%, para a frota pesada movida a diesel, e até 34% na frota leve, se comparado à gasolina.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas